Imagem ilustrativa de coxinha - Foto de 2313238, via Pixabay
Coxinha

As histórias por trás da origem da coxinha

Petisco eleito um dos melhores pratos de rua do mundo se popularizou na industrialização paulista

Izabel Duva Rapoport Publicado em 02/07/2023, às 21h00 - Atualizado em 09/11/2023, às 15h45

Um ranking global produzido pela enciclopédia gastronômica TasteAtlas acaba de colocar a coxinha brasileira entre os 50 melhores pratos de rua do mundo. Descrito pelos organizadores como “um croquete crocante recheado com carne de frango e cream cheese habilmente moldado em uma coxa de frango, depois empanado e frito”, o salgado foi o único prato do Brasil a entrar na lista, ficando na 30ª posição.

A plataforma também descreve que o quitute teve origem na Grande São Paulo, no início do século 20, e se espalhou na década de1950 para o Rio de Janeiro e Paraná.

Provavelmente foi inventado durante a industrialização paulista para ser comercializado como um substituto mais barato e durável (por causa da camada de massa) aos tradicionais cortes de frango que eram vendidos nas portas das fábricas como petiscos rápidos para os trabalhadores”, explicou o guia.

Reza a lenda, entretanto, contada especialmente em Limeira, no interior de São Paulo, que a cozinheira da princesa Isabel teria improvisado um prato com frango desfiado e batata amassada para servir ao príncipe Pedro de Alcântara, que amava coxas de galinha e passava temporadas na residência real na cidade.

Exclusividade brasileira

O menino adorou e, com a fama, dizem que até sua avó, a imperatriz Teresa Cristina, teria ido a Limeira para experimentar o novo quitute brasileiro, o preferido do neto. A história é boa — e traz exclusividade da criação ao país. No entanto, vale lembrar que há algo do passado muito parecido lá fora: croquette de poulet (“croquete de frango”).

No livro ‘L'Art dec La Cuisine Française au Dix Neuvième Siècle’ (“A Arte da Cozinha Francesa no Século 19”), lançado em 1831, o chef Antonin Carême publicou uma receita que já aconselhava moldar o croquete de frango em formato de pera. Ou seria de coxinha?

origem comida alimentação teoria pratos coxinha ranking petisco quitute

Leia também

Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?


Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix


Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?


O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?


Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?


Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme