Sara Forbes Bonetta, princesa da tribo Egbado - Wikimedia Commons
Inglaterra

Sara Forbes Bonetta: A africana que foi dada de presente para a rainha Vitória

A pequena descendente capturada da tribo Egbado pelo rei Ghezo foi entregue em 1850 para a monarca britânica como "um presente do Rei dos negros à Rainha dos brancos”

Daniela Bazi Publicado em 29/02/2020, às 08h00

Sara Forbes Bonetta, inicialmente chamada como Aina, nasceu por volta de 1843 em Oke-Odan, na Nigéria, era membro da tribo Egbado e ficou reconhecida após ser dada de presente para a rainha Vitória na década de 1850.

No ano de 1848, com apenas cinco anos, a jovem Aina presenciou sua aldeia ser invadida pelo exército do reino de Daomé, que causou a morte de seus pais. Após se tornar órfã, a garota foi levada como escrava para a corte do rei Ghezo, e rumores da época dizem que ela também teria sido capturada com o objetivo de servir como sacrifício humano.

Sara Forbes Bonetta / Crédito: Domínio Público

 

Entretanto, no ano de 1850, o capitão britânico Frederick E. Forbes, que havia recém chegado à corte africana, conseguiu resgatá-la após convencer o monarca a enviar a criança como um presente para a rainha Vitória, mesmo com a escravidão já tendo sido abolida na Inglaterra em 1834.

Segundo Frederick “Ela seria um presente do Rei dos negros à Rainha dos brancos”. O militar acabou a renomeando com seu próprio sobrenome, tornando-a Sara Forbes Bonetta, sendo Bonetta uma homenagem a seu navio, o HMS Bonetta.

A rainha Vitória e o príncipe Albert ficaram extremamente surpresos com o presente inusitado, e acolheram a garota no Palácio de Windsor, financiando seus estudos em uma escola na região de Freetown, em Serra Leoa, quando a mesma tinha oito anos.

Rainha Vitória, interpretada por Jenna Coleman, e Sara Forbes Bonetta, interpretada por Zaris-Angel Hator, na série Vitória / Crédito: Divulgação

 

Apesar de receber uma educação de qualidade, a princesa se sentia muito infeliz e retornou para a Inglaterra em 1855, já com 12 anos. Em pouco tempo, a nova Sara se tornou fluente em inglês e demonstrou um grande talento para a música, impressionando cada vez mais a monarca que a nomeou como sua afilhada.

No ano de 1862, Vitória arranjou um casamento para Bonetta com o capitão africano James Pinson Labulo Davies, 15 anos mais velho que a garota. Além de ser marinheiro, o homem também atuava como comerciante, empresário, estadista, filantropo e chegou a dar aulas para a jovem durante sua estadia em Freetown.

Sara e seu marido, James Pinson Labulo Davies / Crédito: Wikimedia Commons

 

Eles acabaram se casando em agosto do mesmo ano e mudaram-se para a Nigéria, tendo três filhos: Victoria Davies, em 1863, Stella, em 1873, e Arthur Davies, em 1871. Apesar da distância, Forbes continuou a manter contato com a rainha, tendo a visitado em 1867 para lhe apresentar sua filha mais velha, que também se tornou afilhada da soberana.

Sara morreu em 4 de agosto de 1880, aos 37 anos, após contrair tuberculose. Em sua homenagem, seu marido acabou erguendo um obelisco de dois metros e meio para preservar sua memória.


+Saiba mais sobre a Era Vitoriana através de grandes obras:

A Era Vitoriana, Élio Chaves Flores e Iris Helena Guedes (2000) — https://amzn.to/2NLy4Ae

Vitória, a rainha: Biografia íntima da mulher que comandou um Império, Julia Baird e Denise Bottmann (2018) — https://amzn.to/2NMzKJP

História Concisa da Grã-Bretanha, de W. A. Speck (2013) — https://amzn.to/33FeKdj

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. 

Inglaterra África princesa Rainha Vitória Escrava Príncipe Albert Sara Forbes Bonetta

Leia também

Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?


Conheça Grande Adria, continente perdido há mais de 100 milhões de anos


Irmãos Menendez: Entenda como ex-Menudo pode reacender o caso criminal


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com Lyle e Erik