Muammar al-Gaddafi governou na Líbia de 1969 a 2011 - Getty Images
Personagem

Muammar Kadhafi, o tirano que dizimou o próprio povo

De adorado pela Europa a inimigo do Ocidente, este ditador de origem beduína foi o déspota da História da África

André Nogueira Publicado em 28/12/2019, às 09h00

Muammar al-Gaddafi foi um dos mais sanguinários ditadores do século 20, responsável por mudanças radicais na geopolítica mundial e por diversos crimes contra seu próprio povo. Uma figura nada simples, se envolveu com polêmicas desde cedo e gera debates até os dias atuais.

Tudo começou quando o militar de família pobre, nascido numa tribo beduína itinerante, liderou uma revolução popular contra Idris I, o rei da Líbia que permitia a entrada abusiva das potências europeias para a exploração dos recursos do país. Gaddafi, então, deu início a um governo anticolonial e se tornou Irmão Líder e Chefe da Grande Revolução de Jamahiriya Popular Socialista da Líbia.

Os recursos, principalmente o petróleo, se tornaram bens nacionais e um sistema de assistência foi implementado. No início, Gaddafi era oficialmente líder de Estado e, a partir dos anos 1970, se retirou de todos os cargos e passou a ser considerado líder simbólico e Guia Fraternal da Revolução.

Gaddafi em sua tenda em Sirte, nos anos 1970 / Crédito: Getty Images

 

Em 1975, ainda no governo, ele escreveu o Livro Verde, uma elucidação teórica de seu projeto de economia-política em que defende a forma produtiva socialista e um sistema político baseado na democracia direta.

Entretanto, ele se utilizou desse esquema para, com a aplicação da força do exército, criar uma pirâmide em que ele estava no topo. Os Comitês Revolucionários passaram a ser vigiados pela guarda nacional, assim como órgãos do governo, escolas e fábricas. A repressão policial passou a ser bastante dura, cometendo diversos crimes contra o povo.

Internacionalmente, o tirano ganhou destaque ao Norte da África. Ele era um aliado da Europa, pois mantinha o petróleo barato no mercado externo, evitando grandes conflitos. Porém, devido aos projetos de emancipação econômica para a África, seu confronto direto com o imperialismo e tentativa de formação de moedas autônomas ao poder de países como EUA e França, passou a ser considerado uma ameaça aos poderosos.

Nos anos 1990, o governo Gaddafi já estava em crise: se por um lado as potências do Norte organizavam pressões para sua derrubada pela ONU, o governo passou a ser alvo de ataques de terroristas islâmicos, que viam o governo socialista e ateu da Líbia como herético. Com uma dura repressão, ele se manteve em pé.

Gaddafi era excêntrico e bastante polêmico / Crédito: Getty Images

 

Todavia, em 2011, uma onda de protestos por democracia tomou o Oriente Médio, o que ficou conhecido como Primavera Árabe: Tunísia, Egito, Marrocos, e muitos outros países derrubaram seus ditadores. Como a Líbia é rica em recursos e Gaddafi era uma ameaça aos EUA e à França, a OTAN se reuniu e decidiu aproveitar os protestos para invadir o país e derrubar o tirano.

Então, forças estrangeiras ocuparam o país e deram início, junto à oposição armada, que também era contra a invasão, à Guerra Civil. Gaddafi lutou pelo poder, mas acabou saindo de Trípoli e se refugiando em Sirte, seu principal reduto de apoiadores.

O Rei dos Reis em 2011, antes de ser derrubado / Crédito: Getty Images

 

 A cidade foi bombardeada pela OTAN e invadida pelos dissidentes do regime, que encontraram o ditador fugindo num sistema de tubulações, o capturaram, o lincharam publicamente e expuseram seu corpo mutilado e inconsciente numa passeata.

Gaddafi morreu na mão da oposição, mas o país passou a sofrer novamente com a colonização, com a guerra e com a  aplicação de um governo de transição que, até hoje, não retornou a estabilidade política do país.


+Saiba mais sobre Gaddafi através de obras importantes

1. O Livro Verde: A Terceira Teoria Universal, de Muammar al-Gaddafi (2012) - https://amzn.to/32tFKvP

2. Die letzte Nacht des Muammar al-Gaddafi, de Yasmina Khadra (2016) - https://amzn.to/2OZtJdv

3. Gaddafi's the Green Book, de Muammar al-Gaddafi (2016) - https://amzn.to/2VTvpa1

4. History of Libya Under Muammar al-Gaddafi - https://amzn.to/2J3SUYR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Europa Líbia ditadura revolução África ditador petróleo Muammar Gaddafi

Leia também

Ainda Estou Aqui: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme


'Água, Açúcar e Sal': Conheça o filme clandestino feito por presos da ditadura


1968: O ano que mudou a história do Brasil


Harriet: O que é fato ou ficção no filme sobre Harriet Tubman?


Gladiador 2: Tubarões eram levados para o Coliseu? Historiadora responde


Gladiador 2: 5 coisas para saber antes de assistir ao filme