Piloto francês se acidentou logo na terceira curva do Grande Prêmio do Bahrein, que foi realizado ontem, 29. Confira mais detalhes!
Fabio Previdelli Publicado em 30/11/2020, às 15h17
Na manhã de ontem, 29, os fãs do automobilismo estavam todos em frente à televisão para acompanhar mais um Grande Prêmio de Fórmula 1, que aconteceu no Bahrein. Entretanto, o que mais chamou a atenção em toda a corrida não foi o amplo domínio do piloto Lewis Hamilton, mas sim o que aconteceu com Romain Grosjean.
Logo nas primeiras curvas, o francês foi tocado por Daniil Kvyat, saiu da pista, bateu no guard rail e viu seu carro explodir em questão de segundos. Em meio às chamas, o piloto conseguiu sair andando do que sobrou de seu Haas, que se partiu em dois.
O GP
O Grande Prêmio do Bahrein começou a ser disputado em 2004, no Circuito Internacional do Bahrein — que foi construído em 2002. Em comemoração aos 10 anos do circuito, a edição de 2014 foi realizada à noite. A ‘nova edição’ deu tão certo que o período noturno foi adotado desde então.
Um dos pontos característicos do circuito é justamente suas grandes áreas de escape que, apesar de ser criticado por pilotos por não punir aqueles que 'escapam' um pouco da pista, o tornam um dos GP’s mais seguros de todo o mundo. E certamente, esse foi um dos fatores que ajudou com que Grosjean saísse com vida de tudo o que passou.
O acidente
Logo na saída da curva 3, o francês tentava passar alguns carros mais lentos que estavam à sua frente, derivando para a direita. Porém, com a manobra, ele acabou indo em direção ao piloto russo da Daniil Kvyat, da AlphaTauri.
Assim, o bico do carro de Daniil atingiu o pneu traseiro direito da Haas, carro de Grosjean, que perdeu o controle e foi em alta velocidade, cerca de 222 km/h, em direção ao guard rail. Com o impacto, o veículo explodiu e se partiu ao meio.
Toda a parte traseira de um lado e o cockpit estavam em chamas, com Romain dentro. Imediatamente, dois fiscais de pistas se aproximaram do veículo com extintores de incêndio na mão.
O francês ficou por 29 segundo no carro. Por sorte, ele não desmaiou com o impacto e tampouco ficou desorientado com a fumaça, conseguindo se desvencilhar do que sobrou de sua Haas e pulou a barreira de proteção.
Consciente, foi socorrido pela equipe médica, sendo encaminhado para o centro médico do autódromo. Apesar do susto, ele sofreu apenas queimaduras leves nas mãos e tinha a possibilidade de ter sofrido fratura nas costelas.
“Romain está bem, não quero fazer comentários médicos, mas ele tinha queimaduras leves nas mãos e tornozelos. Obviamente, ele está abalado... Quero agradecer às equipes de resgate que são muito rápidas. Os comissários e o pessoal da FIA [Federação Internacional de Automobilismo] fizeram um ótimo trabalho, foi assustador”, disse o chefe da Haas, Gunther Steiner em coletiva.
Atualizações médicas da manhã de hoje, 30, informam que o piloto está bem e o tratamento de suas queimaduras nas mãos seguem bem-sucedidas. A alta médica do francês está prevista para a terça-feira, 1.
Halo: de polêmico a salva vidas
Em 2018, iniciou-se uma nova era na Fórmula 1 com a instalação de uma proteção no cockpit do piloto. O Halo, como ficou conhecido o dispositivo, chegou como uma imposição da FIA, que estava preocupada com a proteção da cabeça de seus pilotos. Entretanto, alguns deles não gostaram muito da mudança, sendo Grosjean um deles.
"Eu não era a favor do halo há alguns anos, mas acho que é a melhor coisa que trouxemos para a F1, e sem ele eu não seria capaz de falar com vocês hoje", disse o piloto em uma publicação nas suas redes sociais. "Portanto, obrigado a todo o pessoal médico do circuito, do hospital, e espero poder escrever em breve algumas mensagens e dizer como tudo está correndo", completou.
Após o acidente, o GP do Bahrein foi interrompido por quase duas horas. Após a relargada, o piloto canadense Lance Stroll, da Racing Point, também sofreu um acidente, porém, desta vez, mais leve. Seu carro capotou depois de bater na roda frontal do carro de Daniil Kyvat, o mesmo que se envolveu em um acidente com Romain.
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