Jamie Foxx como Django em 'Django Livre' (2012) - Divulgação/Sony Pictures Releasing
Django Livre

Django Livre: Filme é baseado em história real?

Aclamado filme de Tarantino, 'Django Livre' acompanha um escravo libertado tentando salvar a esposa de um cruel dono de plantação nos EUA do século 19

Éric Moreira Publicado em 04/08/2024, às 17h00 - Atualizado em 05/08/2024, às 07h22

No último domingo, 4, foi exibido na TV Globo o filme 'Django Livre'. Na história, acompanhamos uma intensa, divertida e violenta trama de faroeste, ambientada nos Estados Unidos escravagista do século 19.

Lançado em 2012, 'Django Livre' foi a primeira aventura no gênero western de Quentin Tarantino.

"No sul dos Estados Unidos, o ex-escravo Django faz uma aliança inesperada com o caçador de recompensas Schultz para caçar os criminosos mais procurados do país e resgatar sua esposa de um fazendeiro que força seus escravos a participar de competições mortais", descreve a sinopse do filme.

Além da forte marca narrativa de Quentin Tarantino, o filme ainda conta com atuações de Jamie Foxx dando vida ao protagonista e Christoph Waltz como seu companheiro, o dentista e caçador de recompensas Schultz. Isso sem mencionar Leonardo DiCaprio, Kerry Washington e Samuel L. Jackson — um dos maiores parceiros cinematográficos de Tarantino.

'Django Livre' é uma obra que aborda de maneira direta e brutal temas como racismo e escravidão, enquanto ambientado num período histórico próprio dos Estados Unidos. Além disso, os fãs de Tarantino também sabem como o cineasta já se inspirou em eventos reais para criar outros filmes, como 'Bastardos Inglórios' (2009) e 'Era uma Vez em... Hollywood' (2019).

Logo, paira a dúvida: afinal, 'Django Livre' é baseado em alguma história real? Bom, o longa-metragem não conta uma história verdadeira, no entanto, se apropria de elementos curiosos, explica o ScreenRant.

Cena de 'Django Livre' (2012) / Crédito: Divulgação/Sony Pictures Releasing
Jamie Foxx e Christoph Waltz em 'Django Livre' (2012) / Crédito: Divulgação/Sony Pictures Releasing

 

Contexto

Em uma das primeiras cenas, na qual Django é resgatado por Schultz, é apresentado que o filme se passa em 1858. Nesse período, os Estados Unidos enfrentavam uma série de diferenças políticas, sociais e econômicas entre o Norte e o Sul do país, sendo uma das pautas principais da época a escravidão, que era apoiada pelo Sul, mas não pelo Norte.

Por isso, o racismo e a escravidão são temas bastante inerentes à obra, mesmo que sirva principalmente como pano de fundo para o que é, na verdade, uma intensa e brutal narrativa de conquista e vingança.

Inspirações

Como já mencionado, os filmes de Tarantino quase sempre possuem referências à cultura pop e ao cinema, sendo o cineasta assumidamente um grande amante da sétima arte.

Por isso, não é surpresa que uma das maiores inspirações para 'Django Livre' é o filme italiano 'Django', lançado em 1966 e dirigido por Sergio Corbucci, onde acompanhamos um homem que busca vingar a morte da sua esposa. Inclusive, o ator Franco Nero, que parte do Django original, fez uma aparição especial no filme de 2012.

Jamie Foxx e Franco Nero em 'Django' (2012) / Crédito: Divulgação/Sony Pictures Releasing

 

Outro filme que serviu como referência foi 'Mandingo - O Fruto da Vingança', dirigido por Richard Fleischer e lançado em 1975. Em referência aos Mandingos, um povo que era descrito no século 19 como "bons escravos para lutas", este longa é sobre o filho de um dono de plantação que tem um caso com uma escrava.

Além disso, outra possível inspiração, nunca confirmada por Tarantino, é a figura de Bass Reeves, um marechal afro-americano e o primeiro delegado negro dos EUA no Oeste, que prendeu 3 mil foragidos e matou 14 homens ao longo de sua vida. Ele nasceu como escravo em julho de 1939, foi liberto durante a Guerra Civil Americana, passando então a viver junto aos nativos americanos Cherokee, Creeks e Seminoles. Ele faleceu em 12 de janeiro de 1910, aos 71 anos, de insuficiência renal crônica.

+ Conheça Bass Reeves, o primeiro delegado negro da história

Marechal Bass Reeves e o personagem Django, de Jamie Foxx / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons / Divulgação/Sony Pictures Releasing

 

Alterações históricas

Apesar das claras referências históricas e cinematográficas, Tarantino não deixa de distorcer vários destes elementos para dar seu próprio toque à obra, apresentando inclusive inconsistências propositais.

Por exemplo, a luta de Mandingo no filme, que não possui nenhuma evidência histórica real, e o surgimento da Ku Klux Klan (apresentado como o grupo dos "Reguladores"), que só foi formada cerca de uma década depois.

Estados Unidos escravidão História curiosidades racismo Cinema filme faroeste entretenimento quentin tarantino Western matérias Django Livre

Leia também

Os impressionantes relatos do homem que viu o Titanic afundar


Titanic 2: Continuação do filme só existiu no Brasil


Bandida - A Número 1: Veja os relatos da mulher que inspirou o filme


Bandida - A Número 1: Veja a história real por trás do filme


Titanic: Veja a personagem do filme que foi crucial durante o naufrágio


'100 anos': O mistério por trás do filme que você nunca verá