A escritora Agatha Christie - Getty Images
Agatha Christie

Da infância ao desaparecimento: Veja 5 fatos sobre a vida de Agatha Christie

Nascida na Inglaterra em 1890, Agatha Christie foi uma das escritoras mais bem-sucedidas de todos os tempos; veja curiosidades

Giovanna Gomes Publicado em 24/09/2024, às 19h00

Ao longo de sua vida, Agatha Christie se consolidou como uma das autoras mais populares e bem-sucedidas de todos os tempos ao escrever dezenas de romances policiais com personagens icônicos, como os detetives Hercule Poirot e Miss Marple.

Relembrando sua trajetória ilustre, confira curiosidades sobre a renomada escritora britânica que, mesmo quase cinco décadas após sua morte, continua a fascinar leitores ao redor do mundo:

1. Primeiros anos

Agatha Mary Clarissa Miller nasceu em 15 de setembro de 1890, em Torquay, Devon. Era filha de Clara e Frederick Miller, um casal da classe média-alta. Sua infância, conforme destaca o portal BBC, foi relativamente tranquila até os onze anos, quando o pai faleceu de causas naturais.

Além da perda do pai, ela sofreria ainda com problemas financeiros que marcariam profundamente a família e que supostamente teriam se originado após má gestão do dinheiro por parte de um dos curadores dos fundos da família.

A escritora britânica durante a juventude / Crédito: Getty Images

2. Viagem ao Egito

Em 1908, após anos de estudos em escolas francesas, a mãe de Agatha decidiu que era hora de sua filha se casar. Sem os recursos para grandes festas em Londres, Clara levou Agatha para o Egito, onde ela foi apresentada à alta sociedade em um hotel.

Foi uma experiência única, e, ao voltar à Inglaterra, a jovem escritora recebeu diversas propostas de casamento. Quem, de fato, conquistou seu coração foi um piloto da Real Força Aérea britânica, Archibald Christie, com quem se casou em dezembro de 1914. Juntos, eles tiveram uma única filha, Rosalind, nascida em 1919.

Christie à máquina de escrever / Crédito: Getty Images

3. Voluntária na guerra

Durante a Primeira Guerra Mundial, enquanto Archibald servia a Real Força Aérea, Agatha trabalhou como voluntária na Cruz Vermelha, entre outubro de 1914 e dezembro de 1916. Mais tarde, ela se formaria em Farmácia no Hospital Torbay.

Durante seus estudos, a autora adquiriu vasto conhecimento sobre venenos, tema que se tornaria marcante em muito de seus livros.


4. Desaparecimento

Um dos episódios mais enigmáticos da vida de Agatha foi seu desaparecimento em 1926. Na época, o sumiço desencadeou uma busca nacional e várias teorias sobre a situação foram levantadas.

Dez dias depois, Christie foi encontrada no Swan Hotel, em Harrogate, sem se lembrar de como havia chegado lá. O incidente é amplamente considerado como resultado de um colapso nervoso — do qual Agatha se recuperou lentamente, através de acompanhamento psiquiátrico.

A escritora com seu segundo marido, o arqueólogo Max Mallowan / Crédito: Getty Images

5. Trabalho arqueológico

Após o divórcio de Archie, Agatha se casou com o arqueólogo Max Mallowan, já no ano de 1930. Ela deu total apoio à carreira de seu novo marido e chegou a fazer um curso de desenho arqueológico para auxiliá-lo na documentação das descobertas em campo.

Em 1933, Christie também ajudou a financiar a primeira escavação independente de Mallowan no Iraque e, além disso, conseguiu para ele um contrato para a publicação de um livro, colaborando diretamente com sua editora.

curiosidades Agatha Christie autora mulher escritora Hercule Poirot Miss Marple

Leia também

Obsessed: Existe uma briga por trás do hit de Mariah Carey?


Irmãos Menendez: Cena da série, que parece ficção, aconteceu na vida real


Irmãos Menendez: Como é a vida de Lyle e Erik na cadeia?


Irmãos Menendez: Existem atualizações sobre o caso de Lyle e Erik?


Veja 5 filmes que foram censurados pela ditadura militar


5 filmes que você não sabia que são inspirados em Shakespeare