Produção da Netflix promete usar mistério, jogo político e investigações ao reproduzir a história da irmã caçula de Sherlock
Fabio Previdelli Publicado em 29/08/2020, às 09h00 - Atualizado em 25/10/2023, às 13h40
Apesar de só estrear dia 23 de setembro pela Netflix, o público já aguarda ansiosamente o filme de Enola Holmes. Estrelado por Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things (2016 – presente), a narrativa contará a história da irmã mais nova de Sherlock Holmes, que será vivido pelo ator Henry Cavill (que estrelou The Witcher (2019), também pela Netflix, e deu vida ao Superman nos filmes O Homem de Aço (2013) e Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016).
Mas quem é Enola Holmes?
Antes mesmo de explicar quem é Enola Holmes, é preciso fazer uma separação: Sherlock Holmes é um personagem de ficção da literatura britânica que foi criado e aparece nas obras de Sir Arthur Conan Doyle. Já Enola Holmes não foi criada pelo escocês, mas sim por Nancy Springer, que a introduz na série de livros Os Mistérios de Enola Holmes.
A personagem é uma adição a história de Conan Doyle, mas isso não quer dizer que ela não esteja propensa a repetir os passos de um dos maiores investigadores da história da literatura. Afinal, Enola não ostenta o sobrenome Holmes por acaso.
Dito isso, o que esperar do filme que será lançado pela Netflix? Até o momento foi divulgado a seguinte sinopse do longa:
"Quando sua mãe desaparece em seu aniversário de 16 anos, Enola procura a ajuda de seus irmãos mais velhos [Sherlock e Mycroft]. Mas assim que ela percebe que eles estão menos interessados em resolver o caso do que mandá-la para o internato, Enola faz a única coisa que uma garota esperta, cheia de recursos e destemida em 1880 faria. Ela foge para Londres para encontrá-la. Encontrando diversos personagens memoráveis pelo caminho, Enola se acha no meio de uma conspiração que pode alterar o rumo da história política".
Esse enredo parece ser bem fiel a série de livros que, em 2007 e 2010 — com o primeiro e o quinto livro da saga, respectivamente —, foi nomeada para o Prêmio Edgar Allan Poe na categoria Melhor Mistério Juvenil.
Além de Enola ’concorrer’ com Sherlock na parte de investigações, a trama também promete explorar os desafios de uma jovem mulher que fará de tudo para mostrar do que é capaz na simbólica e caricata Inglaterra do final do século 19.
Nas palavras do diretor Harry Bradbeer, Enola busca a “liberdade de ser uma mulher por si mesma”, disse em entrevista ao USA Today. Ele também explica que a narrativa apresenta uma mistura de amadurecimento e jogo político.
A atriz Millie Bobby Brown também comentou sobre a personagem: "O que você está assistindo é uma jovem garota tentando se encontrar em um caos agitado que ela realmente não sabe lidar, mas isso é apenas o tipo de vida em geral para uma adolescente". Bradbeer completa que Enola é "moldada para resistir, lutar e amar — principalmente brigas —, mas recebeu poder".
Bobby Brown também enfatizou a maneira que queria traduzir a essência da personagem: "Ela era muito inteligente, mas usava isso de uma maneira mais bem-humorada, enquanto Sherlock Holmes realmente não".
Ainda Estou Aqui: Entenda por que o filme é tão importante para o Brasil
Dom Antônio de Orleans e Bragança recebia a "taxa do príncipe"?
Banco Central sob Ataque: Veja a história real por trás da série da Netflix
Outer Banks: Série de sucesso da Netflix é baseada em história real?
O Rei Leão: Existe plágio por trás da animação de sucesso?
Ainda Estou Aqui: O que aconteceu com Eunice Paiva?