- Getty Images
Roma Antiga

Conheça a verdade sobre a frase “Até tu, Bruto?”

Entendida por muitos como um símbolo do Império Romano, essa frase esconde mais histórias do que podemos imaginar

Redação Publicado em 23/10/2019, às 08h00

Em 44 a.C., uma conspiração brutal estava sendo tramada. O grande general Júlio César havia sido proclamado Ditador Vitalício de Roma, e muitos dos que faziam parte do governo temiam a instauração de uma terrível tirania.

Aproximadamente 60 senadores tramaram o ato. Foram em bando, com Caio Cássio Longino e Marco Júnio Bruto liderando. Tão logo a reunião do Senado começou, cercaram Júlio César, que estava acomodado em sua poltrona, e começaram a esfaqueá-lo. O ditador até esboçou alguma reação, mas é difícil afirmar quais foram exatamente suas palavras.

A frase

Entre as possíveis frases proferidas pelo ditador brutalizado, sabemos que "Até tu, Bruto, meu filho?” não foi uma delas. Essa frase é uma criação de William Shakespeare, na Tragédia de Júlio César, escrita em 1599.

A sentença mais aceita aparece na obra A Vida dos Doze Césares, escrita por Caio Suetônio, 165 anos após o assassinato do ditador. Quando César viu seu amigo Marco Júnio Bruto no meio dos responsáveis pelo assassinato, ele teria vencido a dor e agonia para exclamar “Kai su, têknon”. Dita em Grego, considerado mais nobre e erudito que o Latim, a frase significa algo como "Você também, menino/moleque?".

O próprio Suetônio não acreditava que César teria dito qualquer coisa, mas afirmou em seu texto que algumas pessoas creditavam a ele essas palavras finais.

A morte do homem mais poderoso do Império Romano teve pouco a ver com as cenas de poetas como William Shakespeare, mas tem todos os elementos de uma grande tragédia: cenas de intriga, maquiavelismo, traição e, a julgar pelo que dizem os escritores da Antiguidade, até avisos proféticos que foram ignorados.

O assassinato, porém, não teve apoio popular e acabou levando a uma guerra civil e ao fim da república. O Império Romano seria, de fato, tirânico.


Saiba mais sobre o Império Romano através das obras abaixo

Roma: A História De Um Império, Greg Woolf (2017)

link - https://amzn.to/2BxJTD9

O Império Romano, Pierre Grimal (2010)

link - https://amzn.to/31FO3TO

Em nome de Roma, Adrian Goldsworthy

link - https://amzn.to/2p6f1H9

Declínio e queda do império romano, Edward Gibbon (2005)

link - https://amzn.to/2JgV6fr

História de Roma, Pierre Grimal (2011)

link - https://amzn.to/31BHTUR

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível de produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página. 

Império Romano Marco Júnio Bruto Júlio César controvérsias frase

Leia também

Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?


Conheça Grande Adria, continente perdido há mais de 100 milhões de anos


Irmãos Menendez: Entenda como ex-Menudo pode reacender o caso criminal


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com Lyle e Erik