Imagem ilustrativa de um dicionário - EBC
Cultura

Confira palavras de outros países incorporadas ao português

Já comuns em nosso cotidiano, essas palavras estrangeiras já fazem parte de nosso vocabulário e até mesmo substituíram termos de nossa própria língua

Fabio Previdelli Publicado em 07/07/2024, às 10h00

Algumas palavras estrangeiras já fazem tanto parte do nosso vocabulário que é praticamente impossível não usá-las em nosso cotidiano — em alguns casos, até mesmo com a nossa própria grafia. 

Seja do inglês, italiano ou até do japonês, esses termos até mesmo tornaram obsoletos palavras que já existiam em nosso vocabulário. Afinal, em pleno 2024, você se imagina pedindo uma 'tele-entrega' ao invés de um delivery? Conheça a origem de 5 palavras estrangeiras que já fazem parte do nosso dicionário. 

1. Delivery (inglês)

Hoje em dia são necessários poucos cliques na tela do seu celular para pedir o delivery de sua comida favorita, ou de algum item básico. A tecnologia facilitou, e muito, a vida dos esquecidinhos ou de quem não tem muito tempo na rotina. 

+ Primeiro 'delivery' no Monte Everest é realizado por meio de drone

A palavra delivery vem do inglês e significa entrega, distribuição ou remessa; se tornando muito popular no Brasil a partir do final dos anos 1980 até o começo dos anos 2000 — substituindo a 'tele-entrega'.

Imagem ilustrativa - Jcomp via Freepik

 

Um fato curioso sobre a entrega de comida é que embora a prática já exista desder a Roma Antiga, ou até mesmo antes, o primeiro delivery registrado na história aconteceu no final do século 18.

Segundo matéria da Superinteressante, em 1768, no diário de um estudante coreano chamado Hwang Yoon Seok, o menino registra que ele fez o pedido de um naengmyeon (uma sopa fria de macarrão), para almoçar. Ele estava exausto após prestar uma prova para um cargo governamental.


2. Mouse (inglês)

Um dos periféricos mais importantes da informática, o mouse é a parte que nos permite interagir com os objetos que aparecem na tela através de um cursor que podemos ver no monitor. 

Imagem ilustrativa de um mouse - Matthias Haltenhof por Pixabay

 

O nome vem do inglês e diz respeito ao dispositivo inventado em 1952 que foi criado para o Comando Marítimo das Forças Canadenses. O mouse como conhecemos hoje foi desenvolvido pelo pesquisador Douglas Engelbart, do Instituto de Pesquisa de Stanford, em meados dos anos 1960.

Inicialmente, aponta matéria do TechTudo, o periférico se chamava 'Indicador de Posição X-Y para Sistemas com Tela'; mas ganhou o nome de mouse ('rato' em inglês) pelo seu formato e por conta do fio que saia dele — lembrando um camundongo.


3. Réveillon (francês)

No dia 31 de dezembro é celebrado o Réveillon, a tradicional vidada de ano. De origem francesa, o termo vem do verbo réveiller, que significa algo como acordar, erguer, reanimar — ou seja, réveillon seria o despertar do novo ano.

+ Réveillon: Descubra a origem da palavra e o que motiva a roupa branca

Imagem ilustrativa - Getty Images

 

Segundo matéria publicada pelo jornal O Globo, a palavra começou a ser usada no Brasil no século 17, durante o reinado de Dom Pedro II. Era usada para designar eventos populares entre os nobres, como jantares e coquetéis — que aconteceriam nas vésperas de datas importantes e se estenderiam por toda a madrugada.


4. Tsunami (japonês)

Segundo definição do Oxford Languages, a palavra Tsunami significa 'vaga marinha volumosa, provocada por movimento de terra submarino ou erupção vulcânica'. Em outras palavras, trata-se de uma onda gigante que se forma nos oceanos após uma grande perturbação em suas águas.

Xilogravura "A Grande Onda de Kanagawa" - Domínio Público

 

O site da Secretaria de Educação do Paraná aponta que a palavra é de origem japonesa e significa 'onda do porto'; uma junção entre tsu (porto, ancoradouro) e nami (onda, mar). O Oceano Pacífico, aliás, é onde ocorre a maioria das incidências de tsunamis, por ser uma área cercada por atividades vulcânicas e constantes abalos sísmicos.


5. Pizza (latim)

A pizza é um dos alimentos mais amados pelos brasileiros. Seja a tradicional de queijo, com calabresa, frango ou até de verduras. A pizza é tão popular por aqui que as pizzarias produzem 3,8 milhões delas por dia

+ A pizza não é italiana? Veja o que diz historiador que tem gerado polêmica

Imagem ilustrativa - Imagem de Djahongir por Pixabay

 

Os dados da Apubra (Associação Pizzarias Unidas do Brasil), de 2023, ainda revelam que, em média, são produzidas 2.630 unidade de pizza por minuto em nosso país. O estado de São Paulo é o que mais a consome, com 870 mil unidades diárias. 

Segundo matéria da Gaúcha ZH, a palavra pizza vem do latim picea, que remete ao objeto torrado pelo fogo. Já o primeiro registro do termo remete ao ano de 997, em um manuscrito, em latim, da cidade italiana de Gaeta, em Lazio, conforme aponta Salvatore Riciniello em Codice Diplomatico Gaetano.

palavras curiosidades Pizza tsunami Vocabulário Mouse delivery Réveillon estrangeirismo

Leia também

Há 5 mil anos: Confira a última refeição feita por Ötzi


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com as figuras mostradas na série


Irmãos Menendez: O que aconteceu com o psicólogo de Lyle e Erik?


Conheça Grande Adria, continente perdido há mais de 100 milhões de anos


Irmãos Menendez: Entenda como ex-Menudo pode reacender o caso criminal


Irmãos Menendez: Veja o que aconteceu com Lyle e Erik