- Reprodução
Revolução Francesa

Aposentos de Maria Antonieta em Versalhes são reabertos ao público

Após três anos de restauração, cômodos que guardam lembranças da Revolução Francesa estão abertos à visitação

Joseane Pereira Publicado em 30/04/2019, às 11h48

Após três anos de uma restauração que se concentrou no acabamento, pintura e decoração das residências pertencentes a Maria Antonieta no Palácio de Versalhes, a BBC anuncia sua abertura ao público. As residências, abandonadas pela rainha e ocupadas pelo povo durante a Revolução Francesa de 1789, não foram mais moradia real desde então: em 1793 uma Convenção organizada pelos revolucionários decidiu transformar o palácio de Versalhes em escola provincial, biblioteca pública e museu de arte e história natural.

O Palácio

Sede do Antigo Regime na França e conservado como bem público pelos revolucionários de 1789, Versalhes guarda em suas paredes a riqueza característica de gerações monárquicas. A restauração dos quartos e salas utilizou técnicas do século 18, incluindo a recriação das cores nos tecidos das paredes. "Os quartos de Antonieta se localizam ao lado da Sala de Espelhos, e foram designados a serviço da Rainha", afirma o site oficial do Palácio de Versalhes. "A sala é testemunha da frescura e elegância do renovado estilo decorativo de fins do reinado de Luís IV, que pode ser descrito como o antigo Versailles Rococó".

Detalhe dos tecidos na residência / Crédito: Reprodução

 

Em 2003, o governo francês anunciou o compromisso de restaurar o palácio de 700 quartos e seu extenso jardim. Cerca de 10 milhões de pessoas o visitam a cada ano. "Este é o primeiro grande programa de restauração de Versalhes desde o início de 1800 e o maior empreendimento na França desde a remodelação do Louvre no final dos anos 1900", afirmou o ministro da Cultura, Jean-Jacques Aillagon, em entrevista sobre a restauração deste local que guarda muito da história francesa.

Maria Antonieta Revolução Francesa Luís XVI restauração Aposentos de Maria Antonieta Palácio de Versalhes

Leia também

Os impressionantes relatos do homem que viu o Titanic afundar


Titanic 2: Continuação do filme só existiu no Brasil


Bandida - A Número 1: Veja os relatos da mulher que inspirou o filme


Bandida - A Número 1: Veja a história real por trás do filme


Titanic: Veja a personagem do filme que foi crucial durante o naufrágio


'100 anos': O mistério por trás do filme que você nunca verá