Imagens de 'Michael' (à esqu.) e 'Maria e o Cangaço' (à dir.) - Divulgação
Filmes

5 filmes e séries baseados em histórias reais que serão lançados em 2025

Do cangaço nordestino a trajetória do rei do pop: os cinemas vão receber aguardados filmes baseados em histórias reais

Thiago Lincolins Publicado em 09/12/2024, às 21h00

O ano de 2024 foi marcado por impressionantes lançamentos para aqueles apaixonados por filmes e séries baseados em histórias reais.

Enquanto o streaming bombou com "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais", os cinemas foram agraciados com a estreia de "Ainda Estou Aqui", filme que pode representar o país na próxima edição do Oscar.

Para 2025, o cenário é animador. Enquanto a plataforma de streaming Disney+ prepara o lançamento de uma série baseada na história de Maria Bonita, companheira de Lampião, os cinemas vão receber o filme que mistura fato e ficção sobre a trajetória de Michael Jackson, rei do pop.

Com o ano acabando, confira abaixo algumas das principais estreias do cinema e streaming no próximo ano!

1. "María Callas"

Com lançamento marcado para fevereiro, o filme "María Callas", dirigido por Pablo Larraín (conhecido por "Spencer" e "Jackie"), recria os últimos dias da famosa cantora de ópera grega, que faleceu em 16 de setembro de 1977, em Paris.

Cena do filme 'María Callas' - Divulgação

 

Com Angelina Jolie no papel principal, a produção explora a vida íntima da cantora, destacando episódios marcantes de sua trajetória, como a competição com Renata Rebaldi e seu famoso romance com o bilionário Aristotle Onassis.


2. "Um Completo Desconhecido"

O filme "Um Completo Desconhecido", com estreia marcada para o dia 27 de fevereiro, tem como foco a ascensão de Bob Dylan na cena da música folk de Nova York nos anos 1960.

Imagem do filme 'Um Completo Desconhecido' - Divulgação

 

No elenco, além de Timothée Chalamet, destaca-se Elle Fanning e Edward Norton. A direção fica a cargo de James Mangold, conhecido por seus trabalhos em filmes como "Logan" e"Ford vs. Ferrari".


3. "The Smashing Machine"

Com Dwayne Johnson, o The Rock, o filme vai retratar a história real de Mark Kerr. Nascido em 1968, ele entrou para a História como campeão de luta livre, liderando o MMA entre os anos de 1997 e 2000.

O lutador Mark Kerr e The Rock caracterizado como ele em filme - Getty Images e Divulgação

 

O longa-metragem, com lançamento previsto para o ano que vem, vai narrar a vida pública e íntima do ídolo, como o vício em drogas, amizades e amores.


4. "Maria e o Cangaço"

Apresentando a história através da perspectiva de Maria Bonita, "Maria e o Cangaço" vai misturar fato e ficção ao retratar a história da figura histórica ao lado do cangaceiro Lampião, figuras temidas no Nordeste brasileiro.

Com lançamento confirmado para o ano que vem, a produção tem Isis Valverde no papel principal e vai abordar o dilema enfrentado pelas mulheres que entravam no bando: a maternidade.

Imagem da série 'Maria e o Cangaço' - Divulgação/Disney+

 

"Ter uma criança no cangaço denunciaria onde o bando está", disse o diretor Sérgio Machado ao F5, da Folha de S. Paulo. "Então a série traz o ponto de vista feminino. Claro que tem aventura e tiroteio, mas tudo do ponto de vista das mulheres".


5. "Michael"

Um dos filmes mais aguardados do próximo ano vai dramatizar a trajetória do astro Michael Jackson nas telonas.

Michael Jackson: Ficção e realidade - Divulgação e Getty Images

 

Com Jaafar Jackson e dirigida por Antoine Fuqua, o longa-metragem foi adiado para o final do ano que vem e vai abordar as conquistas e derrotas que marcaram a vida íntima e pública do cantor que se tornou o 'rei do pop'.

Cinema estreia Maria Bonita filmes Michael Jackson Maria Callas Produções Bob Dylan Longa-metragem 2025

Leia também

Taça de Licurgo: conheça o cálice romano intrigante que muda de cor


Senna: Marcelo Silva, fã mostrado na série, existiu na vida real?


Senna: veja o que aconteceu com a família de Ayrton Senna


Afinal, os ratos foram culpados pela Peste Negra? Entenda a polêmica!


Senna: O que disse o piloto sobre o fim do namoro com Xuxa?


Cem Anos de Solidão: Por que García Márquez era contra a adaptação para o cinema?