Trecho de vídeo publicado por Bolsonaro - Divulgação/Twitter/@jairbolsonaro
Brasil

Vídeo de Bolsonaro sobre 'a verdade' do desmatamento no Brasil causa polêmica

Publicação omite informações e descontextualizada dados oficiais para rebater acusações de que “o Brasil é uma bomba climática”

Fabio Previdelli Publicado em 09/05/2022, às 14h07

Na manhã dessa segunda-feira, 9, o presidente Jair Bolsonaro publicou em seu Twitter um vídeo sobre “a verdade da preservação ambiental comparando o Brasil ao mundo”, rebatendo as acusações de que “o Brasil é uma bomba climática”. 

Questionando se o usuário que vê o vídeo está “interessado na verdade”, a publicação cita que é “mentira” que o “mundo vai sofrer com as consequências” do desmatamento desenfreado em solo tupiniquim

Afirmando que as informações contidas no vídeo não são apenas “discurso”, mas sim “fatos”, a publicação diz que “o Brasil é um país livre e extremamente preservado”, apontando que “66% do território brasileiro está totalmente conservado”, sendo que esse índice “chega a 84% quando o assunto é a Amazônia brasileira”. 

- A verdade da preservação ambiental comparando o Brasil ao mundo.
- São fatos. Peço enviar a amigos que morem no exterior.
Presidente Jair Bolsonaro. pic.twitter.com/BYgigqAtdT

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) May 9, 2022

Nas imagens, que ganharam uma narração em inglês e legendas em português, um narrador afirma que "quem fala da nossa Amazônia nunca chegou a pisar nela”: “Você acha que é possível criticar sem sequer conhecer?”. 

Falsas informações

No vídeo é citado que 85% da energia elétrica consumida em todo país vem de fontes renováveis. Entretanto, uma matéria publicada no próprio site do Governo Federal em agosto do ano passado desmente isso. O texto apresenta dados mais recentes, até então, de 2019.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que a matriz energética brasileira, em 2019, foi formada por 45% de fontes renováveis e 54% de fontes fósseis”, diz o texto. 

A preservação ambiental, vangloriada no vídeo, também demonstra ser diferente da realidade enfrentada pelo país. Afinal, conforme aponta matéria publicada pelo portal da TV Cultura, em abril, o país quebrou recorde histórico no que diz respeito aos alertas de desmatamento na Amazônia.

Além do mais, segundo a mesma fonte, fomos responsáveis por 40% de todo o desmatamento do mundo no ano passado — sendo que no primeiro trimestre de 2022 esse índice já é o maior da série histórica na Floresta Amazônica.

Outro ponto que gerou enorme polêmica é quando o vídeo se orgulha de que 14% de nosso território indígena é protegido. Importante ressaltar que, conforme repercutido pela equipe do site do Aventuras na História nas últimas semanas, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye'kwana relatou que uma jovem yanomami de 12 anos faleceu após ser estuprada por garimpeiros

Brasil Amazônia notícias vídeo Bolsonaro desmatamento preservação ambiental

Leia também

Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa


Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha


'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço