As reféns aprisionadas pelo grupo extremista Hamas - Reprodução / Vídeo / Youtube / UOL
Hamas

Vídeo com reféns é divulgado pelo Hamas: ‘Ninguém chegou para nos defender’

O vídeo foi divulgado nesta segunda-feira, 30, e exibe mulheres defendendo a troca por presos palestinos

Redação Publicado em 30/10/2023, às 19h39

O grupo Hamas divulgou hoje, 30, um vídeo alegando mostrar três reféns, todas mulheres. Em um trecho da gravação, uma delas responsabiliza o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, pelo cativeiro em que se encontram e pede que Israel considere uma troca de reféns israelenses por prisioneiros palestinos.

As identidades das reféns, Yelena Trupannov, Danielle Aloni e Rimon Kirsht, foram confirmadas pelo governo de Israel. Elas foram sequestradas pelo Hamas há 23 dias e não está claro se suas palavras foram coagidas.

Em outra parte do vídeo, uma das mulheres afirma que estão sofrendo as consequências do “fracasso político” de Netanyahu e da “falha na segurança” no dia 7 de outubro, quando o Hamas invadiu Israel e desencadeou o conflito.

Não havia exército, ninguém chegou para nos defender. Somos cidadãos inocentes que pagamos impostos a Israel. Estamos em cativeiro e em más condições. Você [Netanyahu] está nos matando. Você quer nos matar? Não é suficiente a quantidade de israelitas que já foram mortos? Liberte-nos agora. Liberte os palestinos [capturados por Israel], liberte todos nós. Deixe a gente voltar para as nossas famílias”.

🚨 BREAKING: Israeli Prisoners held by Hamas Send a Message to Netanyahu and Israeli Government

Israeli hostages: ''We have been detained for 23 days and there should have been a ceasefire

You should have released us all

We are innocent citizens paying the price for your… pic.twitter.com/YVVabc5AFm

— Mario Nawfal (@MarioNawfal) October 30, 2023

‘Propaganda psicológica’

Após a divulgação do vídeo, o primeiro-ministro israelense classificou as imagens das reféns como “propaganda psicológica cruel” do Hamas, conforme o UOL.

“Está é uma propaganda psicológica cruel do Hamas-ISIS. Penso nessas reféns que foram sequestradas pelo Hamas. Nossos corações estão com vocês e com todos os outros que foram sequestrados”.

O Hamas, em um comunicado à emissora Al Aqsa no último sábado, 28, afirmou estar disposto a libertar os reféns sequestrados em 7 de outubro em troca da libertação de todos os prisioneiros palestinos detidos em prisões israelenses.

Israel guerra Palestina mulheres Invasão conflito vítimas vídeo Presos Hamas troca reféns israelenses divulgado defender

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra