O jornalista cercado de homens armados - Divulgação/Peace Studio
Afeganistão

Vídeo: Ancora afegão apresenta jornal cercado por membros do talibã armados

Ao menos oito homens invadiram o estúdio durante a transmissão ao vivo

Redação Publicado em 31/08/2021, às 13h58

Em matéria publicada nesta terça-feira, 31, o New York Post divulgou o vídeo de um âncora afegão que teve de apresentar um jornal cercado por membros do Talibã armados.

Visivelmente nervoso, ele pediu aos telespectadores que não tivessem medo e seguiu lendo as notícias. O caso ocorreu ao vivo durante o programa Pardaz.

Nos primeiros segundos da gravação, é possível ver dois extremistas logo atrás do jornalista, mas, logo em seguida, percebemos que há mais seis homens no estúdio. Sentindo-se pressionado, em determinado momento o apresentador chega a dizer para as pessoas cooperarem com o grupo que tomou o poder no país.

A cena gerou inúmeras críticas entre profissionais da imprensa, que consideraram absurda a atitude do Talibã, como é o caso da jornalista da BBC Yalda Hakim.

“É assim que se parece um debate político na TV afegã agora, com soldados do Talibã vigiando o apresentador”, escreveu ela em uma publicação no Twitter. “O apresentador fala sobre o colapso do governo de Ghani e declara que o Emirado Islâmico diz que o povo afegão não deve ter medo”, acrescentou.

Outro exemplo é o comentário do jornalista iraniano Masih Alinejad, que também compartilhou o vídeo nas redes sociais.

Afghanistan TV - surreal

This is what a political debate now looks like on Afghan TV, Taliban foot soldiers watching over the host. The presenter talks about the collapse of the Ghani govt & says the Islamic Emirate says the Afghan people should not to be afraid #Afghanistan pic.twitter.com/oEverVgLOE

— Yalda Hakim (@BBCYaldaHakim) August 29, 2021

"Isso é surreal. Militantes do Talibã estão posando atrás deste apresentador de TV visivelmente petrificado com armas e fazendo-o dizer que o povo do #Afeganistão não deve ter medo do Emirado Islâmico. O próprio Talibã é sinônimo de medo nas mentes de milhões. Esta é apenas mais uma prova", escreveu.

Afeganistão apresentador jornalista vídeo Âncora Talibã armados

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião