Eraldo Rodrigues e Aurora da Silva Rodrigues - Arquivo Pessoal
Mundo

Veja detalhes da sobrevivência do casal brasileiro que desapareceu no Chile

Aurora e Eraldo Rodrigues enfrentam nevascas e temperaturas de -20°C em abrigo improvisado na fronteira com a Argentina

Redação Publicado em 26/08/2024, às 18h52

Aurora da Silva Rodrigues, de 59 anos, e seu marido, Eraldo Rodrigues, de 60, passaram por uma experiência que testou seus limites físicos e emocionais ao ficarem presos por cinco dias em meio a uma nevasca na fronteira entre o Chile e a Argentina. O casal, que havia saído de Resende, no Rio de Janeiro, para uma viagem de carro no início de agosto, enfrentou condições extremas que os forçaram a comer gelo para sobreviver.

+ Casal de brasileiros desaparecidos no Chile é encontrado cinco dias depois.

Durante a viagem, as condições meteorológicas pioraram repentinamente, e o casal se viu em meio a fortes nevascas. Com a visibilidade reduzida, Eraldo tentou desviar de um obstáculo na estrada, mas acabou atolando o carro na neve. Sem condições de continuar, eles encontraram um abrigo nas proximidades e se protegeram ali, improvisando uma barraca e utilizando um fogareiro que carregavam no carro.

Foram dias muito difíceis, a nossa fé foi colocada à prova e a nossa esperança de retornar também. Quando nós nos vimos na situação, a única certeza que tínhamos é que podíamos não voltar", relatou Aurora, em entrevista ao G1.

Sobrevivência

Com suprimentos limitados, o casal precisou racionar a comida que tinham, composta de maçãs, biscoitos, balas e latas de atum. No quarto dia, a situação se agravou ainda mais com o fim da água potável, obrigando-os a consumir gelo para se hidratar. O gás do fogareiro também se esgotou, deixando-os sem meios de aquecer a comida ou o abrigo.

A nora do casal, Cíntia Martins, contou que eles tiveram que lidar com o frio intenso, que chegou a −20 °C, utilizando sacolas plásticas como isolamento térmico entre as meias e os sapatos. Segundo o G1, Eraldo também improvisou reparos no abrigo usando fita adesiva para reduzir a entrada de neve.

A história de sobrevivência do casal terminou felizmente quando foram finalmente resgatados na noite da última sexta-feira, 23.

Brasil Mundo Argentina notícias Chile neve Sobrevivência

Leia também

Terra pode ter tido anel semelhante ao de Saturno, sugere estudo


Batman receberá estrela na Calçada da Fama de Hollywood


Entenda como buracos negros supermassivos podem "matar de fome" as galáxias


'João Sem Deus': Minissérie sobre condenado líder espiritual estreia na TV


Eva Hart, a menina que sobreviveu ao naufrágio do Titanic


Descoberta de quartel de 3.200 anos revela espada com inscrição sobre Ramsés II