Imagem ilustrativa - Pixabay
Coronavírus

Variante ômicron de covid-19 já foi registrada em todos os continentes

A nova cepa do coronavírus foi classificada pela OMS como “preocupante”

Isabela Barreiros Publicado em 29/11/2021, às 11h09

A nova variante de covid-19 batizada de ômicron, identificada primeiramente na África do Sul, já foi registrada em todos os continentes. O Canadá se tornou o primeiro país das Américas a ter uma pessoa infectada no último domingo, 28.

Mais de 10 países ao redor do mundo confirmaram até agora ao menos um caso da cepa ômicron do novo coronavírus entre suas populações, segundo informações do portal g1. 

O virologista Tulio de Oliveira, diretor do Centro para Resposta Epidêmica e Inovação da África do Sul, foi o responsável por detectar a variante pela primeira vez no país. No continente, ela também foi registrada na Botsuana.

Na Ásia, Israel e Hong Kong têm casos; na Europa, Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Itália, Reino Unido e República Tcheca já tiveram registros de infectados entre suas populações; e a Oceania também detectou presença da cepa.

Na última sexta-feira, 26, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a variante ômicron como “preocupante”. Países começaram a fechar suas fronteiras aéreas para evitar a propagação do vírus, incluindo o Brasil.

De acordo com o virologista responsável por sua identificação, a cepa possui 50 mutações, o que não havia sido observado antes, carregando uma "constelação incomum de mutações", o que a torna muito diferente" do que já foi visto.

História notícia continentes coronavírus covid-19 variante Ômicron

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais