A jovem Lígia Maria, que foi vítima da ditadura - Divulgação/USP
Ditadura

USP realiza cerimônia de diplomação de estudante morta na ditadura

Cerimônia faz parte de projeto que tem como objetivo conceder diplomas honoríficos aos 31 estudantes mortos durante a ditadura

Redação Publicado em 28/03/2025, às 14h44

No próximo dia 3, a Faculdade de Educação da USP realizará uma cerimônia de diplomação em homenagem a Lígia Maria Salgado Nóbrega, estudante de pedagogia perseguida e morta pela ditadura militar aos 24 anos.

A cerimônia faz parte do projeto Diplomação da Resistência, que visa conceder diplomas honoríficos aos 31 estudantes mortos durante o período, em um esforço para reparar as injustiças e preservar a memória desses ex-alunos.

Como destacou o portal de notícias UOL, Lígia foi uma das vítimas da Chacina do Quintino, episódio ocorrido no Rio de Janeiro em março de 1972. Na ocasião, ela e outros dois estudantes, Antônio Marcos Pinto de Oliveira e Maria Regina Lobo Leite de Figueiredo, foram mortos durante um cerco policial a uma casa no bairro do Quintino.

Na época, Lígia, que militava na Vanguarda Armada Revolucionária Palmares, estava grávida. O grupo fazia parte da resistência contra a repressão imposta pelo regime militar.

Versão oficial

A versão oficial do regime afirmava que os policiais teriam sido recebidos com tiros e que os militantes resistiram à abordagem. Entretanto, laudos cadavéricos não encontraram vestígios de pólvora nas mãos das vítimas, assim como testemunhas declararam que não houve resistência.

No ano de 2013, a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro apresentou as conclusões de suas investigações e revelou que os estudantes foram torturados antes de serem executados. Segundo Wadih Damous, então presidente da comissão, "o que se passou foi uma execução sumária dos militantes".

ditadura USP Diplomação Faculdade de Educação da USP Lígia Maria Salgado Nóbrega Chacina do Quintino

Leia também

Audible lança adaptação sonora de '1984' com grandes nomes da dramaturgia


Cinco anos após cesárea, mulher descobre compressa esquecida no abdômen


Igreja Católica denuncia comércio ilegal de relíquias de Carlo Acutis


IA pode afetar quase metade dos empregos em todo o mundo, alerta ONU


A previsão de Baba Vanga que teria se tornado realidade em 2025


Antigo hotel com fama de assombrado vai a leilão no Triângulo Mineiro