Um dos menores livros do mundo - Wikimedia Commons
Europa

Um dos menores livros do mundo é vendido por R$ 27,2 mil

Com texto que não pode ser lido a olho nu, o livro mede 5 por 5 milímetros

Paola Orlovas, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 22/12/2021, às 14h53

Um dos menores livros do mundo, cujo texto não pode ser lido a olho nu, foi vendido durante um leilão em Bruxelas, na Bélgica, por 4,2 mil euros, montante equivalente a 27,2 mil reais. 

A obra, que conta com um encadernamento de couro, mede 5 por 5 milímetros, e contém sete versões da oração do Pai Nosso, cada uma em uma língua: inglês, inglês americano, francês, holandês, alemão, sueco e espanhol, que podem ser lidas apenas com uma lupa forte.

Originalmente avaliado entre mil e 1,5 mil euros, o livro foi levado por um comprador anônimo que ofereceu 3,5 mil euros na peça, ou 22,7 mil reais. Outros custos precisaram ser cobertos para que ele conseguisse levar a peça, e assim, o valor final foi elevado.

Levando o nome de “A Oração do Senhor”, o minúsculo livro foi um daqueles publicados para arrecadar fundos que pagassem a reconstrução do prédio do Museu de Gutenberg, em Mainz, depois da Segunda Guerra Mundial. Segundo o portal de notícias O Globo, a campanha aconteceu em 1952.

Ainda de acordo com o portal, o leiloeiro da peça teria dito que o objeto fazia parte de uma coleção há dezenas de anos, e era guardado dentro de uma caixa de joias. A obra foi vendida junto com as placas de impressão com as quais foi produzida.

Segunda Guerra Mundial Europa Leilão livro Bélgica coleção Bruxelas lupa pequeno

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais