Representação do último dia em Pompeia - Wikimedia Commons
Civilizações

Últimas horas de Pompeia antes da erupção são recriadas em show 3D

Em paris, a apresentação mostrará os momentos finais da civilização destruída pelo Monte Vesúvio

Alana Sousa Publicado em 02/07/2020, às 07h00

Na madrugada do ano 79, ocorreu a histórica erupção do Monte Vesúvio que matou cerca de 2 mil pessoas das cidades italianas de Pompeia e Herculano, que na época abrigavam de 15 a 20 mil moradores. A clássica histórica, conhecida por todos, agora será recriada em um show 3D, na cidade de Paris, na França.

Realizado no famoso edifício Grand Palais, o show mostrará as horas finais de Pompeia, com leves tremores a cada 15 minutos, até que a terrível explosão aconteça. Descrita como uma “máquina do tempo”, os hologramas trarão à vida a ruas da região e, tapmbé, a Casa de Leda — famosa pelos mosaicos e pinturas.

Massimo Osanna, diretor do Parque Arqueológico de Pompéia e um dos arqueólogos responsáveis por ajudar na recriação do local afirma que queria “escolher objetos icônicos e representativos” para apresentar ao público.

O show tem base em estudos arqueológicos, que utilizaram câmeras infravermelhas, cartografia a laser e fotogrametria para pesquisar o lugar. “O que mostramos em 3D corresponde exatamente à nossa pesquisa científica”, relata Osanna.

A apresentação que ficará aberta ao público até 27 de setembro está paralisada por conta da pandemia do novo coronavírus. Acredita-se que a data será prolongada para atender as expectativas dos turistas que estão atualmente em isolamento social e impedidos de viajar.

Pompeia vulcão mortes tragédia Monte Vesúvio

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais