Túmulo pré-histórico associado à cultura Funnel-Beaker foi encontrado durante um projeto de construção de rodovias
Giovanna Gomes Publicado em 24/06/2024, às 09h41
Uma equipe de arqueólogos descobriu um túmulo pré-histórico de 5.300 anos durante um projeto de construção de rodovias na Tchéquia. O túmulo, pertencente ao período Eneolítico (3800-3350 a.C.), é associado à cultura Funnel-Beaker, conhecida por sua cerâmica e práticas funerárias.
Localizada nas vilas de Dlouhé Dvory e Lípa, a tumba mede 15 metros de largura e 190 metros de comprimento, tornando-se uma das maiores e mais longas da Europa, segundo informações do portal Galileu.
No entanto, a parte superior do sepultamento foi destruída pela agricultura intensiva na área, conforme afirmou a equipe em comunicado publicado pelo Departamento de Arqueologia da Universidade de Hradec Králové (UHK) em 19 de junho.
Os arqueólogos desenterraram a entrada da tumba e um canal, e encontraram dois sepultamentos centrais. Um continha uma oferenda de cerâmica voltada para o norte, enquanto o outro tinha um corpo deitado de lado com cinco artefatos de pedra lascada, incluindo pontas de flechas e uma lâmina.
Além disso, vale destacar, foram descobertos 27 outros sepultamentos datados do mesmo período. De acordo com a fonte, a equipe recolheu artefatos como fragmentos de cerâmica e pontas de flecha de sílex, indicando que eram oferendas funerárias. “A análise laboratorial fornecerá uma datação mais precisa dos achados”, relataram os pesquisadores.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra