Hipopótamos nadam em um dos lagos perto da Fazenda Nápoles, na Colômbia - Getty Images
Pablo Escobar

Tribunal da Colômbia ordena ‘medidas para erradicação’ dos hipopótamos de Pablo Escobar

Tribunal ordenou que sejam adotadas "medidas para a erradicação" de mais de 150 hipopótamos descendentes de animais trazidos por Pablo Escobar

Luiza Lopes Publicado em 07/09/2024, às 09h30

Um tribunal colombiano ordenou nesta sexta-feira, 6,  que sejam adotadas "medidas para a erradicação" de mais de 150 hipopótamos descendentes de animais trazidos nos anos 1980 por Pablo Escobar.

O barão do narcotráfico havia importado um casal de hipopótamos para seu zoológico particular na Fazenda Nápoles, localizada na região de Magdalena Medio, e desde então a espécie se reproduz descontroladamente no país, repercute a AFP.

O Tribunal Administrativo de Cundinamarca deu ao Ministério do Meio Ambiente um prazo de três meses para formular uma norma que inclua ações como "caça controlada e esterilização", de modo a combater os impactos da espécie sobre o "equilíbrio ecológico", conforme consta na decisão divulgada na página do tribunal.

Segundo o comunicado, a presença dos hipopótamos tem causado danos ambientais significativos, inclusive ameaçando espécies nativas como o peixe-boi.

Controle populacional

Em 2022, o governo havia anunciado um plano de controle populacional, que envolvia a esterilização e a eutanásia de parte dos hipopótamos. No entanto, o projeto avançou lentamente, e até o momento nenhum animal foi abatido. Tentativas de realocar os hipopótamos para países como México, Índia e Filipinas também falharam, aponta a AFP. 

Após a morte de Escobar em 1993, e a subsequente intervenção do governo em suas propriedades, os animais ficaram livres e começaram a se multiplicar. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o número de hipopótamos na Colômbia chegou a 166 em meados de 2023 e, caso nenhuma medida efetiva seja tomada, pode atingir mil até 2035.

Pablo Escobar Hipopótamos Fazenda Nápoles Ministério do Meio Ambiente erradicação controle populacional Magdalena Medio

Leia também

Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos


Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Kate Middleton teria convencido William a postar mensagem de aniversário para Harry, diz biógrafa


'A Noite Estrelada': Como Van Gogh capturou a turbulência da atmosfera