Imagem meramente ilustrativa - Pixabay / KlausHaussman
Hard News

Testada em animais, vacina contra HIV reduz risco de infecção

Após testes em macacos, os cientistas observaram redução de cerca de 79%

Pedro Paulo Furlan, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/12/2021, às 15h21

Nos últimos anos, diversos estudos e testes estão dedicando-se à criação de uma vacina funcional e efetiva contra o vírus HIV, causador da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Humana). A imunização não curaria pacientes que já têm a doença, mas, seria uma maneira de impedir que o HIV se espalhe.

Muitas vacinas anteriores falharam e não conseguiram preparar o sistema imunológico para o vírus, no entanto,  esperanças estão crescendo após um estudo americano ter resultados surpreendentes.

Usando da tecnologia de RNA mensageiro, a vacina utiliza partículas de pseudovírus para induzir o sistema imunológico, sem infecção ou doença. Com testes em animais, camundongos e depois macacos, a vacina conseguiu tornar a infecção bem mais lenta e, em alguns casos, proteger o organismo.

Segundo Anthony Fauci, imunologista coautor do estudo, afirma que a vacina desenvolvida pode ser uma alternativa a outras tentativas de imunização. As informações são do O Globo.

Apesar de quase quatro décadas de esforços da comunidade científica mundial, uma vacina eficaz para prevenir o HIV continua sendo um objetivo inatingível. Esta vacina experimental de RNA mensageiro combina várias características que poderiam superar as falhas de outras vacinas experimentais contra o HIV e representa uma abordagem promissora".

Os cientistas afirmam que dois dos 7 macacos que receberam a injeção não foram infectados, porém, os outros 5 só foram infectados após oito semanas de exposição contínua ao vírus.

A redução do risco de infecção por HIV pode significar um avanço imenso na pesquisa, mas, os testes em humanos ainda não têm planos para acontecerem.

HIV aids vacina testes imunização

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais