Cena, que foi registrada em distrito da Alemanha, gerou revolta após partido de extrema-direita ganhar eleição distrital
Fabio Previdelli Publicado em 28/06/2023, às 15h53
Na última segunda-feira, 26, o vídeo de um homem usando símbolos neonazistas causou indignação em políticos de uma região central da Alemanha. O cenário, já repugnante por si só, ficou ainda pior, pois o sujeito distribuía balões para crianças em um jardim de infância.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram o sujeito usado uma camiseta com a imagem de um soldado nazista. Sua bermuda apresenta as cores do extinto Reich: preto, branco e vermelho.
Sua camiseta ainda tinha estampado o slogan 'Wehrmacht wieder mit?', que significa algo como: 'quem quer participar da próxima vez?' — insinuando querer reviver uma era nazista. A letra usada era do tipo Fraktur; associada à Alemanha de Hitler.
Por fim, o homem, de 46 anos, não teve a identidade revelada, mas foi dito que ele era pai de uma das crianças do jardim de infância. No para-brisa traseiro de seu carro havia a seguinte frase estampada: "ajudante de deportação voluntária".
Um dia antes da gravação do vídeo, Robert Sesselmann, do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD), se tornou o primeiro membro da sigla a ganhar uma eleição distrital — em Sonneberg, na Turíngia, centro da Alemanha. O jardim de infância fica na região onde ocorreu a eleição.
"No domingo, um (membro da) AfD foi eleito para o conselho local. Na segunda-feira, um neonazista distribui restos de balões da AfD em um jardim de infância da região. … É simplesmente nojento", escreveu Katharina König-Preuss, membro do partido Linke de extrema-esquerda local, em uma publicação em seu Twitter com o vídeo.
Sonntag wurde in #Sonneberg ein #AfD’ler zum Landrat gewählt. Montag verteilte ein #Neonazi in Kindergarten der Region übrig gebliebene Luftballons der AfD. Auf seinem Auto „Ehrenamtlicher Abschiebehelfer“. Auf seinem T-Shirt Aufdruck „Wehrmacht wieder mit“.
— Katharina König-Preuss 🍓 (@KatharinaKoenig) June 27, 2023
Es ist nur krass. pic.twitter.com/hvQA0qcQDb
A polícia local, porém, sugeriu que não há evidências de que o sujeito tenha cometido um crime, mas o investigará sob a acusação de perturbação da ordem pública.
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal