Primeira comunicação em sonho ocorreu na Califórnia - Divulgação/REMspace
EUA

Startup teria feito pessoas se comunicarem em sonhos lúcidos

Startup sediada na Califórnia, nos EUA, afirma ter conseguido fazer com que duas pessoas comunicassem entre si durante sonhos

Giovanna Gomes Publicado em 14/10/2024, às 09h11

Uma startup sediada na Califórnia, nos EUA, anunciou recentemente ter alcançado um marco histórico: possibilitar que duas pessoas se comunicassem enquanto tinham sonhos lúcidos.

A REMspace relatou o sucesso em dois experimentos distintos, realizados em 24 de setembro e em 8 de outubro. Em comunicado, a empresa afirmou que um artigo acadêmico sobre as descobertas será publicado no próximo ano, devido ao longo processo de revisão por pares.

Os sonhos lúcidos, que ocorrem quando alguém percebe que está sonhando sem despertar, acontecem durante a fase REM do sono. Esse estado de consciência no sonho tem sido explorado como uma ferramenta para resolução de problemas e aprendizado de novas habilidades.

De acordo com o portal Galileu, a REMspace já havia demonstrado que sensores de eletromiografia facial podiam decodificar sons específicos produzidos durante os sonhos. Com base nisso, a empresa desenvolveu a Remmyo, uma linguagem de sonho detectável por sensores especiais.

Experimentos

No primeiro experimento, de 24 de setembro, dois participantes, um homem e uma mulher, dormiram em suas próprias casas enquanto suas ondas cerebrais e outros dados polissonográficos eram monitorados remotamente.

Quando o sistema detectou que o participante masculino estava em um sonho lúcido, uma palavra aleatória da linguagem Remmyo foi enviada a ele por fones de ouvido. Ele repetiu a palavra no sonho, com a resposta captada e armazenada no servidor. Minutos depois, a participante feminina entrou em um sonho lúcido e recebeu a mensagem armazenada, confirmando-a ao despertar, o que marcou o primeiro "bate-papo" em sonhos.

Em um segundo experimento, realizado em 8 de outubro, outra dupla também conseguiu estabelecer comunicação com o servidor através de sonhos lúcidos. Segundo a REMspace, o sucesso desses experimentos mostra que sonhos lúcidos podem desbloquear novas dimensões de comunicação e expandir o potencial humano. A realização é fruto de quase cinco anos de pesquisa e inovação tecnológica.

O próximo desafio, segundo Michael Raduga, fundador e CEO da REMspace, é permitir a comunicação em tempo real durante os sonhos lúcidos, uma meta que a equipe acredita poder alcançar em alguns meses.

comunicação experimento Sonhos Startup Remmyo sonhos lúcidos REMspace

Leia também

Diddy: Defesa faz acordo com promotoria para caso ser investigado em sigilo


Tia dos irmãos Menendez confirma hábito perturbador mostrado na série


Cristóvão Colombo tinha raízes judaicas e espanholas, sugere estudo


Cineasta da NASA diz que prova de vida extraterrestre pode ser revelada no próximo mês


Herdeiros de Tarsila do Amaral travam disputa judicial por lucro das obras


Elon Musk é acusado de plágio por diretor de "Eu, Robô"