Donald Trump em aparição pública - Wikimedia Commons
Estados Unidos

"Só quero encontrar 11.780 votos": o escândalo de Donald Trump após as eleições dos EUA

Áudio revelado pelo Washington Post mostra que o presidente pressionou Brad Raffensperger, secretário de Estado da Geórgia, para reverter derrota

Redação Publicado em 04/01/2021, às 07h55 - Atualizado às 07h58

A saga de Donald Trump nas últimas eleições presidenciais dos EUA ganhou novos capítulos no último domingo, 3.

Conforme revelado pelo The Washington Post, o político pressionou Brad Raffensperger, atual secretário de Estado da Geórgia, para ‘encontrar’ votos que seriam suficientes para mudar o quadro que compreende a sua derrota local.

A conversa, que durou aproximadamente uma hora, foi obtida com exclusividade pelo veículo através de um áudio. Também fora relatado que Trump chegou a implorar e ameaçar Brad para reverter a derrota nas últimas eleições.

"O povo da Geórgia está com raiva, o povo do país está com raiva", afirmou Trump, conforme revelado através do áudio. "E não há nada de errado em dizer, você sabe, hum, que você recalculou."

De acordo com o Washington Post, o secretário não levou em consideração o que Trump disse no telefonema e, ao lado do conselho geral de gabinete, afirmou que o presidente estava sendo tomado por teorias conspiratórias numa eleição justa.

"Então, olhe. Tudo que eu quero fazer é isso. Eu só quero encontrar 11.780 votos, que é um a mais do que nós temos. Porque ganhamos no Estado", afirmou o atual presidente dos EUA através da ligação.

Inicialmente, a Casa Branca não comentou o caso divulgado pelo jornal. Além disso, a equipe de Brad e Biden também não se manifestaram de imediato.

Trump, como de costume, comentou o escândalo através do Twitter. Sobre o episódio, disse que se tratava de uma conversa com o atual secretário sobre fraudes eleitorais na Geórgia e sobre o condado de Fulton.

"Ele estava com má vontade, ou incapaz, de responder perguntas como fraude das 'urnas embaixo da mesa', destruição de urnas, eleitores de outros estados, eleitores mortos e mais. Ele não tem nenhuma ideia!", disse Trump.

Raffensperger não ficou quieto e desmentiu o político após a publicação: "Respeitosamente, presidente Trump, o que você está dizendo não é verdade”.

Estados Unidos EUA eleições voto Trump Biden

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião