Restos de antigo sítio romano encontrados submersos na costa da Itália - Divulgação/Universidade de Udine
Arqueologia

Sítio arqueológico romano é descoberto submerso na costa da Itália

Durante mapeamento de área da antiga colônia romana de Aquileia, arqueólogos descobriram novo sítio arqueológico submerso; confira!

Éric Moreira Publicado em 14/10/2024, às 12h30

Nos últimos tempos, pesquisadores da Universidade de Udine, na Itália, vinham se empenhando em um projeto de pesquisa chamado Aquileia Waterscape, em que reconstruíam partes submersas da antiga colônia romana de Aquileia, fundada por volta de 181 a.C. na região do mar de Grado, próximo à atual Friuli-Venezia Giulia. E durante o mapeamento da área, os arqueólogos se surpreenderam ao descobrir um novo sítio submerso até então desconhecido.

Localizado a pouco mais de 1,5 quilômetros da foz da lagoa de Grado, o novo sítio arqueológico — chamado Piere di San Gottardo — caracteriza-se principalmente pela presença de um empilhamento de blocos líticos sobre um fundo arenoso que chega a uma altura de pouco menos de 2 metros.

Vale mencionar ainda que a área já até foi explorado anteriormente em 1933, quando alguns objetos — incluindo monumentos funerários do século 2 a.C. — foram recuperados. Porém, nesta nova visita uma documentação detalhada do espaço foi feita, segundo comunicado da Universidade de Udine.

+ Azulejos de mármore romanos em vila submersa são restaurados, na Itália

Achados submersos no novo sítio arqueológico de Piere di San Gottardo / Crédito: Divulgação/Universidade de Udine
Achados submersos no novo sítio arqueológico de Piere di San Gottardo / Crédito: Divulgação/Universidade de Udine

 

Aquileia

Conforme repercute a Revista Galileu, registros históricos atestam que a antiga cidade de Aquileia foi estabelecida em 181 a.C. no contexto da Segunda Guerra Púnica e nas Guerras Ilírias, para servir como fortaleza para o povo Vêneto, aliados do Império Romano durante a invasão de Aníbal. A cidade possuía um extenso sistema portuário, onde circulavam embarcações marítimas e pequenos barcos que transportavam mercadorias e abasteciam a região.

O estudo iniciou em 2019, depois que um barco com sonar detectou vestígios de um toco de âncora sob as profundezas do mar. Foi a partir disso que dois naufrágios romanos — nomeados Grado 5 e Grado 6 — foram descobertos, e a área começou a ser explorada mais profundamente.

Até agora, já foram identificadas sete estruturas arqueológicas em Aquileia, incluindo um altar funerário, monumentos e outros naufrágios. As buscas na região ainda serão continuadas, e espera-se que novos achados sejam feitos.

Itália História Império Romano Naufrágio arqueologia submerso Sítio Arqueológico

Leia também

Homem preso por tentativa de assassinato a Trump defende apoio ao candidato


Filho de William, Príncipe George já decidiu qual profissão quer seguir


Suécia: Paludan vai a julgamento por queima de cópias do Alcorão


'The Big Bang Theory': Sheldon Cooper estará no novo spin-off?


O que é necessário para os irmãos Menendez deixarem a prisão?


Confira vídeo de partida de futebol realizada há 127 anos que viralizou nas redes