Rei Charles III e senadora Lidia Thorpe - Getty Images; Getty Images
Rei Charles III

Senadora confronta Charles III: 'Devolvam o que roubaram de nós'

A senadora Lidia Thorpe, a primeira política de origem aborígene a alcançar o cargo, protestou duramente contra o monarca, chamando-o de "genocida"

Luiza Lopes Publicado em 21/10/2024, às 09h48

Durante sua visita oficial à Austrália, o rei Charles III enfrentou uma recepção acalorada. A senadora Lidia Thorpe, a primeira política de origem aborígene a alcançar o cargo, protestou duramente contra o monarca, chamando-o de "genocida" e exigindo desculpas pelos danos causados aos povos indígenas.

Vestida com um casaco de pele tradicional, a senadora pediu a devolução das terras aborígenes e cobrou um tratado entre o governo e os povos originários. "Devolvam o que roubaram de nós. Nossos ossos, nossos bebês, nosso povo. Vocês destruíram nossa terra", declarou Thorpe, antes de ser retirada do local por seguranças. Mesmo conduzida para fora, ela continuou gritando: "Esta não é sua terra. Você não é meu rei".

Apesar do protesto, representantes da Coroa britânica não comentaram o episódio, ressaltando apenas que o rei Charles e a rainha Camilla ficaram sensibilizados pelas boas-vindas oferecidas pelos australianos, repercute o Daily Mail. 

O casal real, sentado no palco durante as falas da senadora, manteve a atenção em sua conversa com o primeiro-ministro Anthony Albanese, sem reagir às declarações.

Protestos

Do lado de fora do evento, um grupo de manifestantes indígenas também expressou sua insatisfação, entoando "sempre foi, sempre será terra aborígene". Segundo a CNN, Lidia Thorpe estava entre os manifestantes, e o protesto culminou em um confronto com a polícia.

Tudo o que sofremos neste país é por causa dessa invasão colonial. Toda a riqueza que ele criou para sua família foi roubada. Ele deveria se desculpar por tomar nossa terra. Precisamos de um tratado de paz", afirmou Thorpe à midia local.

A colonização britânica da Austrália, iniciada no final do século XVIII, desencadeou uma série de massacres contra os povos indígenas, estendendo-se até a década de 1930. Os efeitos da colonização ainda são sentidos pelos descendentes dos povos originários, que continuam a enfrentar racismo e discriminação sistêmica. 

Os povos indígenas australianos jamais cederam formalmente sua soberania e nunca participaram de um processo de tratado com a Coroa Britânica, ao contrário de outros países colonizados, como o Canadá e a Nova Zelândia. Apesar disso, a Austrália continua sendo parte da Commonwealth, com o monarca britânico exercendo o papel de Chefe de Estado

Povos Indígenas Rei Austrália protesto aborígenes Camilla rei Charles III Colonização britânica Lidia Thorpe

Leia também

Caso Odebrecht: Ex-presidente do Peru é condenado a 20 anos por corrupção


Quiromante leu mão de John Lennon e previu seu assassinato, revela livro


O 'presente especial' que Elizabeth II não conseguiu entregar à bisneta


Por que sequência de 'Gladiador' substituiu ator que interpretou Lucius?


Contêiner de carga é sugado por motor de avião nos EUA


Idosa sobrevive a 4 noites em floresta nos EUA graças a cadela de estimação