Imagem meramente ilustrativa de Mig-29 - Getty Images
MiG-29

Caças MiG-29 da defesa da Ucrânia foram abatidos pela Rússia

Caça MiG-29 é arma superpotente ucraniana

Redação Publicado em 19/05/2022, às 20h44

O sistema de defesa aérea russo combateu alguns caças MiG-29 e seis helicópteros ucranianos no combate entre os países que aconteceu no leste europeu, segundo anúncio do Ministério de Defesa da Rússia, fazendo com que a Ucrânia perdesse os caças do chamado ‘Fantasma de Kiev’.

Os caças nomeados ‘Fulcrum’ pela OTAN, são o principal artefato de defesa para combate aéreo da Ucrânia. O MiG-29 é equipado com um canhão de 30mm e consegue portar até seis mísseis de médio alcance ou oito mísseis de curto alcance.

Eles foram fabricados pela empresa Mikoyan-Gurevich na década de 80, por isso se mantêm operacionais, não apenas em países para os quais foram, na verdade, exportados, como a Ucrânia, mas também na Força Aérea russa. A Ucrânia também possui versões do Fulcrum produzidas localmente, como a MiG-29MU1 e MiG-29MU2. As informações são do Portal UOL. 

A lenda do ‘Fantasma de Kiev’, um piloto da Ucrânia, que seria como um super-herói que combateu 6 ou 40 aeronaves  — dependem dos relatos — russas nos primeiros dias de guerra usando um MiG-29, surgiu após um vídeo de um caça decolando no aeródromo americano depois da Rússia declarar ter destruído todos os aviões adversários por completo, no início das invasões. 

O nome do suposto piloto é a junção de ‘Ghost’  — que seria uma referência ao jogo DCS (Digital Combat Simulator), que simula um combates aéreos e Kiev, capital da Ucrânia. 

Uma lenda baseada em fatos reais?

De acordo com o jornal alemão DW, o piloto seria uma lenda de guerra, embora o desconhecimento de sua base em fatos reais. Militares ucranianos relataram a impossibilidade de um único piloto abater dezenas de aeronaves inimigas. E as fotos divulgadas nas redes seriam antigas ou teriam sido adulteradas.

O Comando da Força Aérea da Ucrânia anunciou no Facebook: "Fantasma de Kiev é um super-herói lendário que foi criado pelos ucranianos!". 

guerra Rússia Ucrânia OTAN Kiev MiG-29

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório


Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original


Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal


Filho de Vladimir Herzog elogia 'Ainda Estou Aqui': 'Homenagem'