Rungholt sendo desenterrada por pesquisadores - Divulgação
Alemanha

Rungholt: ‘Atlântica’ alemã é encontrada após 660 anos

Lendária cidade de Rungholt é encontrada 660 anos depois de submergir durante uma forte tempestade

Fabio Previdelli Publicado em 06/06/2023, às 12h07

Por mais de meio século, acadêmicos questionaram se a cidade alemã de Rungholt era somente mais um assentamento mítico e fictício muito parecido com o reino perdido de Atlântida.

Mas para a surpresa de muitos, agora, pesquisadores encontraram um porto comercial medieval que realmente existiu após localizarem os restos da igreja principal sob o Mar do Norte. Para isso, especialistas usaram técnicas magnéticas para acharem lodaçais no norte da Frísia, região histórica na costa norte do país; próximo da fronteira com a Dinamarca.

A descoberta acontece mais de 660 depois que a cidade submergiu, em 1362, após uma tempestade atingir a região. Por conta do 'sumiço' de Rungholt, a cidade acabou se tornando uma lenda.

+ Verdadeira Atlântida: A região submersa de Doggerland

O Daily Mail aponta que, segundo alguns cristãos, a cidade recebeu o clima destrutivo como uma forma punitiva de Deus, que não ficou feliz com seus habitantes pecadores. A tempestade acabou matando milhares de locais.

A descoberta

O achado de Rungholt foi anunciado por especialistas da Universidade de Kiel, da Universidade Johannes Gutenberg de Mainz, do Centro de Arqueologia Báltica e Escandinava e do Departamento de Arqueologia do Estado de Schleswig-Holstein, na Alemanha.

Ao MailOnline a equipe explicou que a descoberta da igreja aconteceu há cerca de quatro semanas e, portanto, ainda não houve tempo para o achado ser publicado em um jornal de pesquisa. Entretanto, não está claro qual o estado de preservação da igreja.

A descoberta, portanto, junta-se às fileiras das grandes igrejas da Frísia do Norte", disse o Dr. Bente Sven Majchczack, arqueólogo da Universidade de Kiel.

Embora Rungholt tenha ficado conhecida por sua 'destruição miticamente exagerada' devido uma tempestade, há muito se debatia que a cidade não era apenas uma lenda local — embora muitos tenham a classificado como semelhante à Atlântida, chamando-a de 'Atlântida do Mar do Norte'.

Segundo estudos, Rungholt era uma cidade rica devido ao seu status portuário, o que provavelmente facilitava o comércio e as conexões com o exterior. Mas lendas locais apontam que a grande riqueza trouxe orgulho e superficialidade ao povo local, que passou a viver uma vida de pecados.

O Daily Mail aponta que dizem que até mesmo um grupo de moradores chegou a embebedar um porco antes de forçar um padre a dar-lhe os últimos ritos. Por tamanha vaidade e arrogância, Deus teria decidido punir a região. A única verdade que se sabe, porém, é que Rungholt deixou de ser apenas um mito.

Alemanha descoberta notícias Atlântida cidade submersa Atlântida do Mar do Norte Rungholt

Leia também

Mulher relembra ataque de serial killer que apareceu em programa de namoro na TV


Documentário sobre o caso JonBenét Ramsey vai mostrar lacunas da investigação


Aos 80 anos, mulher viraliza com rotina simples e dicas para uma vida mais ativa


Câmara funerária celta de 2.600 anos é descoberta na Alemanha


'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor