Contorno da parede de sinagoga - Fundação Volnoe Delo
Arqueologia

Ruína de sinagoga de cerca de 2 mil anos é encontrada na Rússia

Achado considerado raro, no entanto, tem causado controvérsia entre pesquisadores; entenda!

Fabio Previdelli Publicado em 29/08/2023, às 17h09 - Atualizado às 17h09

No sul da Rússia, na Península de Taman, a poucos quilômetros a leste da Crimeia, arqueólogos acreditam ter descoberto as ruínas de uma sinagoga de cerca de 2 mil anos. O achado é considerado raro, visto que existem poucos edifícios para culto judaico fora da Terra Santa.

+ Mosaico que mostra Sansão, figura bíblica de força sobre-humana, é revelado na Galileia

No local, os pesquisadores escavavam os restos de uma antiga colônia grega no sítio arqueológico de Phanagoria. A idade da sinagoga ainda não foi confirmada em uma revisão de pares, mas os especialistas acreditam que a construção seja de 100 anos antes do Segundo Templo em Jerusalém, o que corresponde ao ano de 70.

Segundo o LiveScience, os arqueólogos estão convencidos de que a datação esteja correta, mas outros especialistas a questionam, dizendo que ela possa ter sido erguida mais tarde, por volta do século 4.

Relevo de mármore encontrada na sinagoga/ Crédito: Fundação Volnoe Delo

 

Ruben Bunyatyan, porta-voz da Fundação Volnoe Delo, instituição de caridade que financia as escavações, aponta que as placas de mármores do local indicam que a sinagoga foi erguida no século 1.

Ele ainda explicou, porém, que uma tabuinha onde estava marcado a palavra grega "synagein", que é a origem da palavra inglesa para "sinagoga" — que significa "casa de assembleia" — pode datar do século 4 e possa ter sido trazida de outro local.

Phanagoria

Phanagoria foi fundada no século 4 por religiosos da cidade grega de Teos, na costa ocidental de Anatólia (atual Turquia), que foi saqueada pelos persas em 540 a.C.; recorda o LiveScience.

O sítio arqueológico é escavado desde meados de 2004. No ano passado, inclusive, foram encontrados um medalhão de prata representando a deusa grega Afrodite no túmulo de uma jovem.

Menorá quebrada encontrada na sinagoga/ Crédito: Fundação Volnoe Delo

 

Ainda no comunicado, o porta-voz descreveu que os arqueólogos acharam as fundações da sinagoga e os contornos das paredes. Em seu interior, também foram encontrados estrelas de mármore com inscrições e tábuas verticais; menorá de mármore ou castiçais de nove braços; e restos de colunas de mármore, pintura e azulejos.

 

 

Rússia notícias arqueologia escavação Ruínas sinanoga

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais