Rosto do primeiro czar da Rússia, também conhecido como Ivan, o Terrível, foi recriado em 3D a partir de seu crânio; confira!
Éric Moreira Publicado em 17/07/2024, às 11h11
Uma figura inegavelmente marcante na história russa, sendo o responsável por tornar o país em um império e também o primeiro a ser considerado czar da Rússia, Ivan IV teve seu rosto reconstruído e digitalizado em 3D. Mais uma vez, o responsável pela recriação é o designer brasileiro Cícero Moraes, que publicou o trabalho na revista científica OrtogOnLineMag.
Embora seja responsável por expandir as fronteiras de seu império para o leste, até a Sibéria, e para o sul, até o Mar Cáspio, Ivan IV ficou mais lembrado na história por sua crueldade incomparável. Antigos relatos dizem que ele tinha seus súditos esquartejados, fervidos vivos, empalados, assados, afogados no gelo e até mesmo dilacerados por cavalos.
Mesmo sendo uma figura de grande importância para a história da Rússia, Ivan IV teve seu verdadeiro rosto perdido na história, sendo uma gravura desbotada a única representação dele em vida. Mas agora, seu rosto finalmente teve uma reconstrução em 3D pelas mãos de Cícero Moraes, feita a partir de seu crânio, escavado em 1963 pelo cientista soviético Mikhail Gerasimov.
+ Rosto do faraó Ramsés II é recriado em 3D a partir de múmia
Segundo Cícero Moraes no estudo, "de acordo com o estudo do Dr. Gerasimov, parece que Ivan se entregou a uma vida desordenada de alimentação excessiva e abuso de álcool. Isso deve ter piorado sua condição nos últimos anos".
Por essa razão, a reconstrução facial contrasta com relatos sobre dele mais jovem, que era descrito como um homem "alto, com cabelos bonitos, ombros largos, músculos fortes e um rosto agradável".
Um detalhe sobre o estudo é que descobriram que seu organismo continha grande quantidade de mercúrio, e possivelmente ele morreu de envenenamento. Porém, isso também pode ser apenas um vestígio de maus hábitos da época, quando o metal era utilizado para tratar alguns problemas de saúde.
Para a reconstrução, foram coletados dados de vários doadores vivos, para revelar como poderia ser a espessura da pele do czar. Além disso, também foi aplicada uma deformação anatômica no crânio, para que esses dados servissem como molde a partir das dimensões de Ivan. Confira:
Vale mencionar que, em 2017, uma representação de Ivan IV ainda vivo foi revelada por imagens multiespectrais, na capa do livro 'O Apóstolo', de 1564. Embora a imagem estivesse muito desbotada para que pudesse ser comparada com a reconstrução atual, Moraes pontua que elas combinam muito bem: "Eles diferem apenas no lábio inferior e na região do queixo".
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra