Ilustração do Diprotodon - Divulgação/WA Museum/Peter Schouten
Paleontologia

Restos mortais do maior marsupial conhecido são descobertos na Austrália

O Diprotodon, parente de vombates e coalas, é exemplar da megafauna e viveu durante o Pleistoceno

Redação Publicado em 25/10/2023, às 11h20

Na Austrália Ocidental, paleontólogos descobriram recentemente ao menos 10 esqueletos de Diprotodon, o maior marsupial conhecido que já existiu. Parente de vombates e coalas, o animal viveu durante o Pleistoceno (ocorrido entre 2,6 milhões e 11,7 mil anos atrás), e podia chegar a até 1,7 metros de altura, 3,8 de comprimento e pesar até 3,1 toneladas.

Conforme descrito em comunicado divulgado pelo Museu da Austrália Ocidental no dia 19 de outubro, o local teria servido como uma importante rota de migração para os Diprotodon. Vale ressaltar ainda que nem todos os esqueletos foram escavados completamente, e entre os fósseis existem indivíduos tanto adultos quanto jovens.

De acordo com o Live Science, foram encontrados partes de crânios, ossos e dentes dos antigos marsupiais espalhados por todo o local. "Nunca vi um sítio fóssil como este", comenta Gilbert Price, paleontólogo da Universidade de Queensland e membro da equipe de escavação, em entrevista a uma emissora local.

Não é normal poder caminhar pela paisagem e apenas olhar para o chão e dizer: 'Isso é uma vértebra, há outra parte de um osso da perna, há uma caveira ali...' Este é o tipo de coisa que você pode ver em um filme como 'Jurassic Park'", acrescenta o pesquisador.
Fotografia tirada durante as escavações de fósseis de Diprotodon na Austrália Ocidental / Crédito: Divulgação/WA Museum/Daniel Fowler

 

Diprotodon

Segundo o Museu Australiano, localizado em Sydney, o Diprotodon teria surgido há cerca de 2 milhões de anos, e foi extinto há somente 25 mil anos, devido a alterações climáticas e até mesmo a atividade de caça. No entanto, vale ressaltar, o animal chegou a coexistir com os antigos povos originários da Austrália por mais de 20 mil anos.

Os fósseis recém-descobertos, inclusive, não foram os primeiros encontrados no país: o animal foi identificado pela primeira vez em 1991, quando foram desenterrados fósseis em Du Boulay Creek.

Mundo notícias Austrália escavação animal Paleontologia marsupial Diprotodon

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais