Local em que antigo navio viking foi descoberto, na Noruega - Divulgação/Universidade de Oslo/Museu de História Cultural
Arqueologia

Antigo cemitério da Noruega revela enterro de navio viking

Restos de navio viking foram descobertos durante escavações em Jarlsberg Hovedgård, no condado de Vestfold, na Noruega

Éric Moreira Publicado em 25/06/2024, às 11h54 - Atualizado às 12h01

Em 2018, uma pesquisa realizada com detectores de metais em Jarlsberg Hovedgård — uma antiga propriedade rural localizada a noroeste da cidade de Tønsberg, no condado de Vestfold, na Noruega — revelou rebites de ferro. Foi, então, que os pesquisadores decidiram realizar um novo estudo com radar, e começaram a sugerir que o local poderia abrigar um cemitério.

Segundo o Heritage Daily, no passado, Jarlsberg Hovedgård (que em norueguês significa "Fazenda principal de Jarlsberg") foi a residência da família Wedel-Jarlsberg e do Conde e Condessa de Jarlsberg, que lideraram o condado.

No entanto, a atividade agrícola que tomou conta da área com o decorrer dos anos eliminou qualquer vestígio do túmulo que ali tenha existido, e por isso os rebites foram espalhados pela superfície.

+ De tesouros a enterro curioso: 5 descobertas impressionantes sobre vikings

Rebite encontrado em Jarlsberg Hovedgård, na Noruega / Crédito: Divulgação/Universidade de Oslo/Museu de História Cultural

 

Descoberta

Escavações mais recentes na localidade, comandada por arqueólogos da Universidade de Oslo, conseguiram confirmar que o túmulo já conteve, em algum momento, um navio viking.

"Podemos agora dizer com certeza que sim, aqui estão os restos de um navio Viking. Esta descoberta adiciona um novo marco ao mapa, que já foi um local significativo durante a Era Viking", disse o pesquisador Christian Løchsen Rødsrud à Corporação Norueguesa de Radiodifusão NRK.

Ao longo de duas semanas de escavações, os arqueólogos descobriram uma série de rebites no local, que sugerem que o local já contou com um grande navio. Ao todo, foram desenterrados 70 rebites, cujas dimensões sugerem que seguravam pranchas de madeira de até 2,5 centímetros de espessura.

Além disso, também foram encontradas espécies de ferraduras para cavalos, que aparentemente foram depositadas como bens funerários, o que era comum na Era Viking. "Encontrar 'ferraduras' de cavalo no material sugere que o restante dos bens funerários também está no campo", complementa Christian Løchsen Rødsrud.

Agora, a pessoa enterrada no local segue como um mistério para os arqueólogos. Alguns acreditam que o túmulo tenha pertencido ao rei viking Bjørn Farmann, que foi morto na propriedade Sæheimr por seu irmão, Eric Bloodaxe. De qualquer forma, as pesquisas no local continuam a fim de obter mais respostas.

Mundo História Vikings notícias arqueologia Noruega Era Viking navio viking

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos