Rei Willem-Alexander expressou "profundo horror e choque" com ataque contra torcedores judeus e reconhece falha do país como na Segunda Guerra
Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 08/11/2024, às 17h30
A Holanda viveu um dos momentos mais sombrios de sua história recente. Ataques violentos contra torcedores israelenses em Amsterdã aconteceram após o jogo entre Ajax x Maccabi Tel Aviv válido pela Liga Europa. O episódio reacendeu o debate sobre o antissemitismo na Europa.
O rei Willem-Alexander expressou "profundo horror e choque" com os incidentes, reconhecendo que a Holanda "falhou com a comunidade judaica", assim como durante a Segunda Guerra Mundial. O prefeito de Amsterdã, Femke Halsema, condenou os ataques como uma "explosão de antissemitismo" e um "dia sombrio".
Os judeus devem se sentir seguros na Holanda, em todos os lugares e em todos os momentos. Colocamos nossos braços em volta deles e não os deixaremos ir", disse o rei à imprensam conforme repercutiu o The Independent.
Até 30 torcedores do Maccabi Tel Aviv foram feridos em ataques covardes, incluindo atropelamentos e agressões físicas. A polícia holandesa prendeu dezenas de pessoas, mas a violência gerou grande repercussão internacional. Israel enviou aviões para resgatar seus cidadãos e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu condenou os ataques.
Os incidentes em Amsterdã ocorrem em um contexto de crescente antissemitismo na Europa. A tensão entre Israel e Palestina, além do aniversário da Kristallnacht, contribuíram para um clima de hostilidade e intolerância.
Segundo o 'Independent', líderes mundiais, como o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz, também expressaram sua indignação e solidariedade com a comunidade judaica.
A polícia holandesa foi criticada por não ter conseguido prevenir os ataques, apesar de ter mobilizado um grande contingente para garantir a segurança. A prefeita de Amsterdã admitiu que houve falhas e que a cidade está investigando o ocorrido.
"Amsterdã está olhando para trás em uma noite negra e hoje ainda é um dia escuro. Manifestantes antissemitas, odiosos e criminosos atacaram ontem e ontem à noite visitantes judeus em nossa cidade", disse a prefeita à imprensa.
Filho de Vladimir Herzog elogia 'Ainda Estou Aqui': 'Homenagem'
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Começa a ser erguido o maior prédio do mundo, na Arábia Saudita
Por que Russell Crowe está insatisfeito com 'Gladiador 2'?
Sobrevoo de sonda em Urano registrou fenômeno magnético raro há 38 anos
Pediatra russa condenada a 5 anos e meio de prisão por criticar guerra