A peça de roupa em questão - Reprodução/X/@myapacioni
Campo de concentração

Loja se manifesta após peça ser comparada a uniforme de campos de concentração

Os internautas comentaram nas redes sociais sobre as semelhanças da peça, fazendo comparação com a roupa que os judeus utilizavam nos campos de concentração nazistas

Redação Publicado em 11/09/2023, às 19h58

Após o lançamento de um conjunto que em sua estampa remetia aos uniformes dos campos de concentração nazista, conforme os internautas, a rede de lojas Riachuelo foi alvo de críticas. A estampa foi percebida pelo público da internet, que associou a peça a outra existente na história

As peças que integram o conjunto, camisa e calça, eram listradas nas cores azul e branca, o que foi visto pelo público como semelhante às roupas que os judeus, durante a 2ª Guerra Mundial, vestiam.

Dentre as diversas críticas na internet, segundo repercutiu o portal de notícias do G1, uma das que viralizaram destacavelmente foi a da especialista em cultura material e consumo, semiótica psicanalítica da USP Maria Eugênya, em que, ao relacionar o conjunto com o uniforme, ela comenta sobre a necessidade de se "conhecer a história". Na ocasião, ela afirma também que é "puro cinismo" colocar o "uso estético acima de crítica ou memória histórica".

Tá faltando aula de História - e noção, pros estilistas da Riachuelo. pic.twitter.com/bmqxlXuTus

— Maria Eugênya 🐆 (@myapacioni) September 10, 2023

tem nem como tentar defender né, falar que é tendência e tal, é idêntico... https://t.co/GHoj1JCvsP pic.twitter.com/colssqqiCK

— Isabela (@shwncomic) September 11, 2023

Tá de brincadeira mano https://t.co/Zbk0vhajFh

— Kaue Rodrigues (@Ka2kaisac12) September 11, 2023

Posicionamento

Após a polêmica envolvendo o conjunto, a Riachuelo se manifestou. Confira na íntegra o posicionamento da rede: 

"Nós, da Riachuelo, prezamos pelo respeito por todas as pessoas, e esclarecemos que, em nenhum momento, houve a intenção de fazer qualquer alusão a um período histórico que feriu os direitos humanos de tanta gente.

A escolha do modelo das peças e da cartela de cores realmente foi uma infelicidade, e gostaríamos de reforçar que todas as peças já estão sendo retiradas das nossas lojas e e-commerce.

Entendemos a sensibilidade do assunto, agradecemos o alerta trazido pelos nossos consumidores e pedimos desculpas a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pelo que o produto possa ter representado."

judeus Internet críticas 2ª Guerra Mundial campos de concentração nazista conjunto de roupas

Leia também

'Bruxa de Blair' ganha nova versão que corrige erro do filme


Jovem cearense sofre com doença rara que faz pele mudar de cor


Veja o erro do primeiro filme que será repetido em 'Gladiador 2'


Maria e o Cangaço: Veja o dilema que será explorado na série sobre o cangaço


Morre Frank Auerbach, pintor que fugiu dos nazistas na infância, aos 93 anos


Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião