Durante as escavações, os arqueólogos ainda identificaram diversos outros artefatos da Idade do Ferro e do período saxão
Pamela Malva Publicado em 26/01/2021, às 15h30
Durante explorações ao longo da rota da Spalding Western Relief Road, no Reino Unido, arqueólogos fizeram uma descoberta impressionante. Entre centenas de outros artefatos datados desde a Idade do Ferro, trata-se de um raro forno romano.
Segundo Ian Marshman, oficial de meio ambiente histórico do Conselho do Condado de Lincolnshire, o achado representa uma das descobertas mais interessantes da região. Isso porque o forno descoberto, chamado de tannur, é bastante incomum.
"Embora os arqueólogos já tenham encontrado pequenas partes desses fornos romanos, acredita-se que este seja um dos exemplos mais bem preservados já encontrados na Grã-Bretanha”, explicou. E seus restos podem ajudar a compreender a vida na época.
Entre os achados ainda estavam uma pedra romana de quern (usada para moer grãos), um dedal medieval feito de liga de cobre e um cabo de faca medieval feito de osso. Cerâmicas do período saxão também indicaram que, mesmo depois que o local foi inundado por água dos pântanos, como mostram os estudos, ele voltou a ser povoado.
Agora, de acordo com o Dr. Marshman, “a equipe de arqueologia espera reconstruir a forma do forno e analisar suas cinzas para entender melhor como foi usado e o que pode ter sido cozido nele”. Com o fim das explorações arqueológicas, o local escavado deve receber a construção de uma estrada, programada para o início da primavera.
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal