Nascida há 158 anos no estado do Rio Grande do Sul, Rita Lobato Velho foi uma importante figura na história das mulheres
Giovanna Gomes Publicado em 07/06/2024, às 08h00 - Atualizado em 08/06/2024, às 10h31
Há 158 anos, no dia 7 de junho de 1866, nascia a Dr. Rita Lobato Velho que ficaria conhecida como a primeira mulher formada em medicina no Brasil. Nascida no estado do Rio Grande do Sul, ela, que foi a homenageada do Doodle, do Google, na última sexta-feira, 7, era filha de fazendeiros.
Em uma época em que era extremamente difícil para uma mulher se matricular na faculdade de medicina, ela se destacou como uma aluna talentosa e fez da profissão a sua grande missão de vida.
Depois de iniciar seus estudos no Rio de Janeiro, mudou-se para Salvador, onde frequentou a Universidade Federal da Bahia.
Surpreendentemente Lobato Velho completou o curso de seis anos em apenas quatro, formando-se em 10 de dezembro de 1887.
Focada na área da obstetrícia, Rita passou a oferecer seus serviços para mulheres de todas as classes sociais, muitas vezes fornecendo consultas e remédios sem nenhum custo, tornando-se conhecida por sua generosidade.
Vale destacar também que a doutora participou de movimentos feministas, sendo uma sufragista que lutou pela inclusão do eleitorado feminino no Código Eleitoral de 1932.
Round 6: A curiosa conexão entre a série o cenário atual da Coreia do Sul
Confira o calendário dos feriados nacionais de 2025
Saiba como funcionará o recém-criado Cadastro Nacional dos Pets
Tesouro Viking com artefatos surpreendentes é descoberto na Noruega
Pesquisadores encontram 'planta alienígena' que não pertence a nenhuma espécie conhecida
Paquistão: Tribunal militar condena 60 civis que atacaram instalações militares