Marius Borg Høiby - Getty Images
Família real

Quem é o príncipe da família real da Noruega preso por agressão e vandalismo?

A família real da Noruega agora enfrentará uma das suas maiores crises, após a prisão do príncipe Marius Borg Høiby no início do mês

Redação Publicado em 19/08/2024, às 16h53

A família real norueguesa enfrenta um dos maiores escândalos de sua história: a prisão de um de seus príncipes. Marius Borg Høiby, filho da Princesa Herdeira Mette-Marit de um relacionamento anterior ao Príncipe Herdeiro Haakon, foi detido e está sendo acusado de agressão e vandalismo.

Em um comunicado oficial, Marius assumiu a responsabilidade por seus atos e revelou estar lutando contra o abuso de substâncias, conforme repercutido pelo site da revista L'Officiel Brasil. 

Na nota, ele confessou ter agredido uma jovem e devastado o apartamento dela no bairro afluente de Frogner, em Oslo, nas primeiras horas da manhã do dia 4 de agosto. O incidente violento ocorreu enquanto ele estava sob a influência de álcool e cocaína.

“No último fim de semana aconteceu algo que nunca deveria ter acontecido. Cometi danos corporais e destruí objetos em um apartamento sob efeito de álcool e cocaína após uma discussão. Tenho vários transtornos mentais, o que significa que, ao longo da minha criação e vida adulta, tive e ainda tenho desafios. Tenho lutado contra o abuso de substâncias por um longo tempo, algo pelo qual estive em tratamento no passado. Agora vou retomar esse tratamento e levá-lo muito a sério.”, admitiu o jovem de 27 anos. 

Casos de família

Marius Borg Høiby, apesar de ser membro da família real norueguesa por nascimento, sempre recebeu um tratamento diferenciado devido à sua posição singular. Nascido em Kristiansand, na Noruega, ele é filho de Mette-Marit Tjessem Høiby e Morten Borg. Sua mãe se casou com o príncipe herdeiro Haakon da Noruega em 2001, o que fez com que Marius crescesse no ambiente da realeza, sem assumir um papel ou título oficial.

Embora sua mãe tenha status real, Marius teve uma infância bastante normal e frequentou escolas na Noruega, como a Kristiansand Katedralskole. Mais tarde, ele estudou em um internato em Londres e também passou um período na renomada Escola de Economia e Ciência Política de Londres (LSE). Apesar da proximidade com a família real, Marius foi protegido da exposição pública excessiva, proporcionando uma vida mais comum.

prisão Noruega polêmica crise príncipe Marius Borg Høiby

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos