Deputados da bancada do PT classificam a celebração ao golpe de 1964 como apologia a crimes contra a democracia e ordem constitucional
Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 28/03/2025, às 19h00
Com o objetivo de impedir um almoço comemorativo ao golpe militar de 1964, organizado pelo Clube Militar do Rio, a bancada do PT na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) acionou o Ministério Público (MP). O evento, agendado para a próxima segunda-feira, 31, também é alvo de um ofício encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF).
Os parlamentares argumentaram, no documento, que o ato promove crimes contra a democracia e a ordem constitucional. Eles solicitaram uma investigação para responsabilizar civil e criminalmente os organizadores do almoço, além de medidas judiciais para impedir o evento.
"A glorificação de um dos períodos mais obscuros da história brasileira é uma afronta à memória das famílias vítimas dessa violência e incita a população a ideias fascistas e antidemocráticas", afirma a deputada Marina do MST, líder da bancada petista, em declaração.
O encontro, que os organizadores chamam de "rememoração do movimento democrático de 31 de março de 1964", é realizado todo ano na sede da associação. O anúncio no site do Clube Militar convida para um almoço comemorativo, com adesão de R$ 100, para celebrar os 61 anos do golpe militar.
Segundo o 'Carta Capital', o evento deste ano contará com a presença de Sebastião Coelho, desembargador aposentado que se demitiu em 2023 após manifestações extremistas e ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) também investiga Sebastião por ofensas a integrantes da Corte durante o julgamento de envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Atualmente, ele atua como advogado de réus da invasão bolsonarista aos prédios dos Três Poderes, em Brasília.
Audible lança adaptação sonora de '1984' com grandes nomes da dramaturgia
Cinco anos após cesárea, mulher descobre compressa esquecida no abdômen
Igreja Católica denuncia comércio ilegal de relíquias de Carlo Acutis
IA pode afetar quase metade dos empregos em todo o mundo, alerta ONU
A previsão de Baba Vanga que teria se tornado realidade em 2025
Antigo hotel com fama de assombrado vai a leilão no Triângulo Mineiro