Jacinda Ardern - Getty Images
Nova Zelândia

Primeira-ministra da Nova Zelândia diz que vai deixar o cargo: 'sou humana'

Jacinda Ardern, que tem 42 anos, está no cargo há quase seis

Giovanna Gomes Publicado em 19/01/2023, às 07h30

A primeira-ministra da Nova Zelândia declarou, por meio de anúncio oficial na TV, que irá deixar o cargo até o início de fevereiro. A decisão foi comunicada aos neozelandeses na noite da última quinta-feira, 18.

Jacinda Ardern, que tem 42 anos, também disse acreditar que o Partido Trabalhista da Nova Zelândia vencerá as próximas eleições, que ocorrem em outubro deste ano.

“Embora eu não vá disputar a eleição, sei que as questões que mais afetam os neozelandeses continuarão sendo o foco do governo durante este ano e nas eleições”, declarou a política.

'Sou humana'

De acordo com informações do portal g1, Ardern, que ficou no cargo por quase seis anos, alegou que já não tem mais combustível para seguir na liderança do país.

"Neste verão, eu esperava encontrar uma maneira de me preparar não apenas para mais um ano, mas para outro semestre, porque é isso que este ano exige. Eu não fui capaz de fazer isso", afirmou.

"Eu sei que haverá muita discussão após esta decisão sobre qual foi o chamado motivo 'real'. O único ângulo interessante que você encontrará é que, depois de enfrentar seis anos de grandes desafios, eu sou humana. Os políticos são humanos. Damos tudo o que podemos, pelo tempo que pudermos, e então é a hora. E, para mim, é a hora", disse a primeira-ministra.

Política Renuncia Nova Zelândia primeira-ministra Jacinda Ardern sou humana

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais