Imagem ilustrativa de Hassan Rouhani durante pronunciamento - Getty Images
Irã

Presidente do Irã rechaça proposta de novo acordo nuclear com Trump

Durante pronunciamento televisionado nesta quarta-feira, dia 15, Hassan Rouhani declarou que a oferta foi “estranha” e acusou o americano de sempre quebrar promessas

Fabio Previdelli Publicado em 15/01/2020, às 13h07

Hassan Rouhani, presidente do Irã, rechaçou nesta quarta-feira, 15, uma proposta de um novo acordo para cessar a disputa nuclear com os Estados Unidos.  Rouhani declarou que a oferta foi “estranha” e acusou Donald Trump de sempre quebrar promessas.

Durante o discurso, que foi televisionado, o iraniano sugeriu aos americanos que voltassem com o acordo de 2015 entre o Teerã e as demais potências mundiais, alegando que o país poderia reverter suas ações para diminuir seus compromissos sob o pacto.

Se negando a assinar um novo acordo enquanto as sanções impostas pelos Estados Unidos estiverem em vigor, Hassan Rouhani aproveitou o pronunciamento para criticar os países europeus que desencadearam um mecanismo de disputa previsto no acordo, alegando que não cumpriram com seus compromissos.

A tensão entre os países se acalentou no início do mês quando um ataque com míssil dos Estados Unidos, próximo ao aeroporto de Bagdá, resultou na morte de Qassen Suleimani, brigadeiro-general que comandava uma unidade especial da Guarda Revolucionária do Irã.

Donald Trump Estados Unidos Irã Donald Trump Hassan Rouhani sanções acordo nuclear

Leia também

Afinal, por que Plutão não é mais um planeta?


Trump promete visitar Springfield após espalhar falsa teoria sobre imigrantes


Descubra quem é a garotinha revoltada do "Xou da Xuxa"


Quando o Maníaco do Parque vai deixar a prisão?


Volta Priscila: Vitor Belfort diz que desaparecimento da irmã é um "enterro diário"


Restauração de templo egípcio revela inscrições antigas e cores originais