Fenômeno astronômico com alinhamento de 4 astros poderá ser visto a olho nu ainda nessa semana; confira mais detalhes e como observar!
Éric Moreira Publicado em 26/06/2024, às 12h30
No próximo sábado, 29, será possível observar aqui no Brasil um fenômeno astronômico bastante incomum. Aqueles que olharem para o céu pouco antes do amanhecer, poderão vislumbrar, a olho nu, Saturno, a Lua, Marte e Júpiter alinhados.
De acordo com a CNN Brasil, o fenômeno é chamado na astronomia de conjunção, que ocorre quando dois ou mais corpos celestes aparentam estar próximos no céu. Vale lembrar que isso nada mais é que uma visão de perspectiva, pois eles são distantes em milhares de quilômetros entre si.
Embora a data exata para o fenômeno seja 29 de junho, o alinhamento pode ser visível até alguns dias antes ou depois da data. Outro detalhe é que o evento poderá ser visto tanto no hemisfério norte quanto no sul, pouco antes do nascer do sol.
+ Stonehenge pode ter ligações com raro evento lunar que acontecerá em 2025
Como já mencionado, neste fim de semana os astros que poderão ser vistos no céu, além da Lua, são Saturno, Marte e Júpiter, que parecerão com estrelas mais brilhantes que o comum. Porém, ainda haverá uma "participação secreta": Urano também estará alinhado, mais especificamente entre Marte e Júpiter, mas infelizmente não será visível a olho nu, pois está muito distante de nós.
Para nós, na Terra, cinco planetas podem ser vistos a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Deles, três estarão na conjunção do próximo fim de semana, tornando este evento bastante especial para os amantes de astronomia.
Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões
Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'
Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio
Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP
A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte
Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra