Medida foi debatida em 27 de setembro e teve uma primeira decisão positiva no início do mês; saiba mais!
Fabio Previdelli Publicado em 18/10/2021, às 17h09
No último dia 27 de setembro, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes realizou uma Audiência Pública para discutir sobre a aprovação do Projeto de Lei (PL) 47/2021, de autoria da vereadora Luana Alves (PSOL).
A medida visa a substituição de estátuas, placas e quaisquer outros aparatos que façam homenagens a figuras escravocratas e higienistas, que seriam substituídas por de personalidades históricas negras e indígenas.
A PL, que tem coautoria dos vereadores Erika Hilton (PSOL), Silvia da Bancada Feminista (PSOL), Professor Toninho Vespoli (PSOL) e Carlos Bezerra. Jr. (PSDB); foi debatida, segundo portal da Câmara Municipal, por parlamentares, representantes de classes e membros da sociedade civil.
Segundo a vereador Luana Alves, o “projeto é bastante amplo, com aspectos educacionais e culturais, que tem implicações nos projetos de políticas públicas”, já que trata sobre memória, justiça racial, ocupação de território e a história das populações que serão retratadas.
A proposta foi apoiada por Cássia Caneco, representante do Instituto Pólis. “A sociedade muda e com ela muda os seus valores. “A monumentalização não é a única maneira da gente documentar a história”.
Caneco cita que uma pesquisa intitulada ‘Presença Negra nos Espaços Públicos’ apresentou dados mostrando que, dos 368 monumentos, menos de 3% são destinados para homenagear negros e indígenas — sendo que as existentes tratam essas figuras como subalternizadas e em menor proporção.
“Se a gente considerar a homenagem a Marighella de um metro de altura é completamente díspar do monumento das bandeiras que tem 50 metros de comprimentos por 12 metros de altura”, completou.
A PL foi aprovada em primeira votação, no início deste mês, e aguarda tramitação no Legislativo paulista.
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal