Civilização responsável pela construção seria a mais antiga já encontrada na região. Entenda!
Vinícius Buono Publicado em 15/07/2019, às 08h00
Uma pequena ilha no mar Egeu chamada Daskalio, a aproximadamente 200 km de Atenas, pode ser a chave para entender as origens da civilização grega antiga.
A ilha, com aproximadamente 125 metros de diâmetro, possui apenas uma montanha em sua superfície, e foi nela, de acordo com arqueólogos, que uma civilização anterior até mesmo a Teseu e o Minotauro (a Civilização Minoica, baseada em Creta, era considerada a mais antiga e precursora da Grécia Antiga) construiu um gigantesco complexo de mármore com funções religiosas e em formato de pirâmide, por volta de 4.600 anos atrás.
Os pesquisadores já sabiam da existência da ilha, e escavações já vinham sendo feitas nela há anos, mas só agora que o time de arqueólogos, de diversos países como Grécia, Alemanha, França e apoiado pelo Ministério da Cultura grego, começou a entender a magnitude do monumento, que foi praticamente uma terraformação da paisagem.
As construções ao longo da montanha são todas em mármore e, por isso, especula-se que a civilização ali estabelecida — com base em registros sobreviventes acerca do tamanho dos barcos Cicládicos, uma cultura da região na época da Idade do Bronze — tenha realizado algo em torno de 3.500 viagens para carregar a enorme quantidade de toneladas da pedra, variando entre 7 e 10 mil. Essa seria a maior operação de transporte marítimo da pré-história em todo o mundo.
De acordo com os cientistas, o fato da construção ter sido estabelecida numa montanha e em formato de pirâmide não é por acaso. As montanhas, já na Grécia Antiga, eram os locais em cujo topo os deuses repousavam — como o Monte Olimpo — e isso pode ser uma tradição que teve início exatamente nessa época e nessa civilização.
As pirâmides são um fenômeno observado em diversas partes do mundo antigo, como Egito e Mesopotâmia. A proximidade desses dois locais à ilha de Daskalio pode indicar um intercâmbio cultural e econômico ocorrido a partir da difusão do uso dos metais na Idade do Bronze.
Nas duas civilizações existe a simbologia de um deus deixando as águas sobre uma pirâmide, representando a terra primordial sendo criada e deixando o caos. É acreditado que em Daskalios teria o mesmo significado.
Outros pequenos artefatos como estatuetas, armas e ferramentas foram encontrados na ilha de Keros, a apenas 100 metros dali. Antigamente, as duas ilhas eram ligadas por um banco de areia. Não se sabe se as oferendas eram deixadas por peregrinos antes de adentrarem a ilha santuário ou se o local era tão sagrado que alguns nem ousavam pisar, deixando apenas pequenos objetos para as divindades nessa localidade próxima.
Não foi determinada a verdadeira importância e contribuição dessa possível civilização aos gregos que vieram posteriormente, mas o time de arqueólogos continuará com as escavações. Os sítios estão fechados para visitação, no entanto, alguns artefatos encontrados serão expostos numa das ilhas próximas até 30 de Setembro.
Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião
Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura
Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza
Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório
Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original
Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal