A cidade de São Paulo - Imagem de Fabricio Pereira por Pixabay
São Paulo

Pelo segundo dia seguido, São Paulo registra pior qualidade do ar do mundo

De acordo com site de monitoramento, na manhã desta terça-feira, a capital paulista liderava o ranking das metrópoles mais poluídas em todo o mundo

Giovanna Gomes Publicado em 10/09/2024, às 09h10

Pelo segundo dia consecutivo, São Paulo registrou a pior qualidade do ar no mundo, de acordo com o site de monitoramento IQAir. Na manhã desta terça-feira, a capital paulista liderava o ranking das metrópoles mais poluídas, com um índice de qualidade do ar de 162 — quanto mais alto o número, pior a condição. Esse valor ultrapassou os índices de poluição em cidades como Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e Kinshasa, na República Democrática do Congo.

A situação vem se agravando nos últimos dias, com cinzas das queimadas no Norte do Brasil chegando à cidade e alterando a coloração do céu.

Como destacou o portal O Globo, desde o domingo, São Paulo figura entre as cidades com pior qualidade do ar no país. Segundo a Cetesb, das 22 estações de medição na Grande São Paulo, 20 registraram níveis ruins ou muito ruins ao meio-dia de ontem.

Seca

A seca também tem contribuído para o cenário alarmante. Grandes rios, como o Madeira e o Paraguai, estão ameaçados, e em São Paulo, o Rio Pinheiros exibe uma coloração esverdeada devido à menor quantidade de água recebida de seus afluentes.

O sistema de abastecimento da Sabesp, que atende a região metropolitana, também enfrenta dificuldades, com três dos sete reservatórios operando com menos da metade de sua capacidade desde o início do outono, que marca o período mais seco na região.

São Paulo poluição ar qualidade do ar

Leia também

Monstro: Nova temporada de série da Netflix gera polêmica


Ator revela o diferencial da série da Netflix sobre os irmãos Menendez


Turista morre em trágico acidente após ser atingida por estátua


Que horas estreiam os episódios de 'Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais'?


Veja a restauração das obras vandalizadas nos ataques de 8 de Janeiro


Templo encontrado submerso na Itália é analisado por arqueólogos