O peixe-remo capturado em Arica, no Chile - Divulgação/IFOP
Peixe

Peixe mitológico raro que atrairia tsunamis é pescado no Chile

Incomum na região, o prateado peixe-remo está presente em uma lenda popular japonesa

Redação Publicado em 13/07/2022, às 08h08 - Atualizado às 08h58

Um raro peixe, associado a uma lenda popular japonesa que o coloca como responsável por atrair tsunamis, terremotos ou ciclones, foi pescado na costa de Arica, no Chile, na manhã da última sexta-feira, 11.

Chamado de peixe-remo, o animal não aparece frequentemente na região. Por isso, o IFOP (Instituto de Desenvolvimento Pesqueiro), coletou amostras para poder entender os motivos pelos quais ele pode ter surgido na costa.

Segundo o pesquisador do IFOP Gonzalo Muñoz, o peixe em questão possui seis metros de comprimento, pele viscosa de cor prateada, sem escamas, uma barbatana dorsal avermelhada e boca pequena e saliente.

A espécie pertence a uma classe de peixes cuja principal característica é apresentar ossos grandes. O peixe-remo habita as profundidades dos oceanos, chegando a viver entre 200 a 500 metros de profundidade, ainda que tenha sido encontrado a mil metros.

Lenda japonesa

Como reportou o jornal La Nación, o peixe está ligado a uma popular lenda japonesa que ressurgiu em 2011 com o tsunami na ilha de Honshu, na costa do Pacífico, quando um desses animais reapareceu após anos sem ser visto na costa.

O mito conta que o peixe vivia nas profundezas das águas próximas a uma ilha japonesa e que, quando decidia voltar à superfície, era responsável por terremotos, sendo chamado de “mensageiro” do palácio do deus do mar.

História Chile terremoto tsunami notícia Peixe Pesca lenda japonesa

Leia também

Maria e o Cangaço: Série vai contar a história de Maria Bonita e Lampião


Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Leitura labial revela conversa de Kate Middleton em evento da realeza


Estrela de The Office revela segredo da 'exclusão' de três personagens do escritório


Superando expectativas: 'Gladiador 2' estreia com nota maior do que o filme original


Ativistas pedem fim de 'sacrifício' de árvore gigante ao papa no Natal