Imagem da estátua de ouro presenteada ao ministro Fernando Haddad - Reprodução/Vídeo/G1
Fernando Haddad

A pedido da Receita Federal, Haddad devolverá onça de ouro à embaixada da Arábia Saudita

Em nota, o ministro da Fazenda afirmou que irá devolver o presente de Khalid Al Falih, ministro de Investimento saudita

Maria Paula Azevedo, sob supervisão de Wallacy Ferrari Publicado em 31/07/2023, às 18h47

Nesta segunda-feira, 31, Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirmou que irá seguir a orientação de Robinson Barreirinhas, secretário da Receita, ao devolver uma onça de ouro para a Embaixada do Reino da Arábia Saudita, na capital Brasília

O ministro foi presenteado com o objeto por Khalid Al Falih, ministro de Investimento saudita, em meio a uma visita que realizou na companhia de 70 delegados das empresas mais influentes de seu país. Lembrando que o objeto não chegou ter seu valor avaliado. 

Conforme repercutido pelo G1, Barreirinhas teria explicado à Haddad que qualquer presente entregue a uma autoridade pública deve ser previamente anunciado ao órgão que o mesmo representa, como foi esclarecido pela nota do Ministério: 

Por esse motivo, o secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, orientou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a devolver a estátua de uma onça, recebida do governo da Arábia Saudita, à embaixada do país em Brasília, o que será prontamente atendido", esclarece o comunicado do Ministério da Fazenda.

Presente de grego

A repartição também afirmou que se o governo da Arabia Saudita desejar reenviar o presente, o mesmo deverá cumprir as normas delimitadas pela lei brasileira:

O ministro Fernando Haddad agradece a visita de Khalid Al-Falih, ministro de Investimentos da Arábia Saudita, em São Paulo, quando teve a oportunidade de explicar pontos do Plano de Transição Ecológica do governo brasileiro e ouvir sobre o interesse a respeito das oportunidades de investimentos que o pacote pode atrair", finaliza o comunicado da pasta.

Esta é a segunda vez que objetos presenteados pela Arábia Saudita viram notícias. Atualmente, o ex-presidente, Jair Bolsonaro, está sendo investigado por aceitar joias e outros bens de valor do governo saudita sem passar por todos os processos legais. Segundo a Receita Federal, os objetos somam R$ 5 milhões.

Arábia Saudita Jair Bolsonaro Joias Fernando Haddad Receita Federal Presentes Robinson Barreirinhas

Leia também

Com cenas inéditas, 'Calígula' volta aos cinemas brasileiros após censura


Jornalista busca evidências de alienígenas em documentário da Netflix


Estudo arqueológico revela câmara funerária na Alemanha


Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro