Imagem meramente ilustrativa de uma pessoa sendo vacinada - Getty Images
Estados Unidos

Passaporte de vacinação para viagens internacionais pode ser criado nos EUA

O secretário de Segurança Interna informou que a medida está sendo estudada; contudo, a ideia já está gerando polêmicas

Penélope Coelho Publicado em 28/05/2021, às 14h00

De acordo com informações da agência de notícias AFP, publicadas nesta sexta-feira, 28, pelo UOL, o secretário de Segurança Interna dos EUA, Alejandro Mayorkas, informou que os Estados Unidos estão estudando a possível adoção de um passaporte de vacinação para viagens internacionais.

A ideia se refere à criação de uma espécie de documento especial para norte-americanos que já foram vacinados contra o novo coronavírus, e que fazem viagens para fora do país.

De acordo com Mayorkas, o governo do atual presidente Joe Biden, se preocupa em “assegurar que os passaportes que forem oferecidos para a vacinação estejam disponíveis para todos e que ninguém fique de fora".

Contudo, a possível medida já está causando polêmica nos Estados Unidos, isso porque alguns estados não concordam com a ideia, como a Flórida e o Texas, que acreditam que a medida violaria os direitos fundamentais dos estadunidenses. Outra questão se refere aos certificados próprios de cada estado, como acontece com Nova York.

De qualquer forma, as autoridades norte-americanas não são as únicas que pretendem iniciar a criação de um passaporte de vacinação. Sabe-se que a União Europeia já está trabalhando no lançamento de um certificado de saúde para o mês de junho.


Sobre a Covid-19

De acordo com as últimas informações divulgadas pelos órgãos de saúde, atualmente, os Estados Unidos registram 33,2 milhões de pessoas infectadas, e as mortes em decorrência da doença já chegam em 593 mil no país.  

Em 1º de dezembro de 2019, o primeiro paciente apresentava sintomas do novo coronavírus em Wuhan, epicentro da doença na China, apontou um estudo publicado na revista científica The Lancet em fevereiro deste ano.  

Estados Unidos notícias pandemia vacina viagens coronavírus covid-19 passaporte

Leia também

Par de potes da Dinastia Ming é leiloado por valor recorde de R$ 71 milhões


Guitarrista detalha primeira impressão que teve de Freddie Mercury: 'Irritante'


Sinos da Catedral de Notre Dame voltam a soar em Paris cinco anos após incêndio


Homem é baleado e morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em SP


A última nota escrita pela Rainha Elizabeth em diário antes de sua morte


Rei holandês repudia ataques antissemitas após jogo de futebol e relembra 2ª Guerra