Ursos panda Bao Li e Qing Bao chegam ao aeroporto de Washington - Getty Images
Mundo

Pandas gigantes chegam da China aos EUA como símbolo de amizade e esperança

Os pandas gigantes Bao Li e Qing Bao são recebidos com festa em Washington e reforçam laços entre China e Estados Unidos

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 16/10/2024, às 09h22

Em um momento de tensões geopolíticas, a chegada dos pandas gigantes Bao Li e Qing Bao aos Estados Unidos trouxe um raio de esperança e um símbolo de amizade entre as duas maiores potências mundiais.

Os adoráveis mamíferos, enviados pela China, desembarcaram no Aeroporto Internacional de Washington nesta terça-feira, 15, marcando o retorno da espécie à capital americana após quase um ano de ausência.

Os pandas de três anos, provenientes da província chinesa de Sichuan, foram recebidos com uma cerimônia especial e seguirão para o Zoológico Nacional do Smithsonian, onde passarão os próximos 10 anos como parte de um programa de reprodução e pesquisa.

O zoológico, que passou por reformas para oferecer um ambiente mais seguro e confortável aos novos inquilinos, permanecerá fechado ao público hoje para facilitar a adaptação dos pandas.

A chegada de Bao Li e Qing Bao foi anunciada oficialmente em maio pela primeira-dama dos Estados Unidos, Jill Biden, em parceria com o Smithsonian. A expectativa é que, após um período de quarentena e aclimatação, os pandas se tornem verdadeiros embaixadores da amizade entre a China e os Estados Unidos.

Diplomacia panda

A "diplomacia panda", iniciada pela China em 1972, tem sido uma ferramenta eficaz para promover a cooperação internacional e fortalecer os laços entre diferentes culturas. A chegada de Bao Li e Qing Bao representa um novo capítulo nessa história, demonstrando que mesmo em tempos de desafios, a natureza pode unir as pessoas.

A demora na substituição dos pandas que estavam no Smithsonian havia sido interpretada como um sinal das tensões entre Washington e Pequim. No entanto, o anúncio do envio dos novos pandas pelo presidente chinês Xi Jinping, durante uma reunião com o presidente Joe Biden, reforçou a importância da cooperação entre os dois países.

A chegada de Bao Li e Qing Bao também marca um momento especial para o zoológico de San Diego, que em agosto recebeu dois pandas, os primeiros a serem enviados da China em 21 anos. 

Estados Unidos Mundo China notícias amizade panda Laços

Leia também

Monstros: Veja o elenco que viverá Ed Gein, Alfred Hitchcock e outros personagens


Grande mestre de xadrez expulso por suposta fraude em competição na Espanha


Sueco ganha aposentadoria por invalidez após provar vício em Heavy Metal


Voo é escoltado por caças da Força Aérea de Singapura após ameaça de bomba a bordo


Homem que abandonou cachorro após a chegada do furacão Milton é preso


Irmãos Menendez: Erik revela o que falaria para sua mãe 35 anos depois dos crimes