O poeta Pablo Neruda - Biblioteca del Congreso Nacional de Chile
Pablo Neruda

Pablo Neruda foi morto por envenenamento, aponta estudo forense

Amigo de Salvador Allende, poeta vencedor do Prêmio Nobel morreu 12 dias após o golpe dado por Augusto Pinochet

Fabio Previdelli Publicado em 14/02/2023, às 16h28

Vencedor do Prêmio Nobel, o poeta chileno Pablo Neruda morreu em 23 de setembro de 1973. Segundo a versão oficial dada à época, o autor ‘Cem Sonetos de Amor’ foi vítima de um câncer de próstata e desnutrição

Entretanto, um fato a se ressaltar é que Neruda faleceu apenas 12 dias após o golpe militar que derrubou o governo socialista eleito democraticamente de seu amigo, Salvado Allende. Por ser crítico ferrenho da ditadura de Augusto Pinochet, muitos acreditavam que Pablo pudesse ter sido assassinado

A suspeita, todavia, pode ter sido confirmada após todos esses anos, afinal, estudos forenses apontam que Pablo Neruda morreu após ser envenenado com uma toxina altamente poderosa, reporta o The Guardian. 

Os estudos de Neruda

Tudo começou há uma década, quando um juiz chileno ordenou que os restos mortais do poeta fossem exumados para análise. A decisão ocorreu depois que seu ex-motorista, Manuel Araya, relatou que Pablo lhe ligou do hospital de Santiago, onde estava internado, dizendo haver levado uma injeção no estômago enquanto dormia. Neruda morreu poucas horas após o fato. 

Desta forma, amostras dos restos mortais foram enviados para estudos forenses em quatro países. Em 2015, o governo do Chile apontou que era “altamente provável que um terceiro” fosse o responsável por sua morte, relatou o veículo britânico. Dois anos depois, uma equipe de pesquisadores internacionais declarou estar “100% convencida” de que Neruda não foi vítima de câncer

Na última segunda-feira, 13, o sobrinho de Neruda, Rodolfo Reyes — um dos que acredita na versão do assassinato —, informou que a toxina clostridium botulinum estava presente no corpo de seu tio quando ele morreu, o que comprovaria a tese do “envenenamento”. A análise completa dos especialistas deve ser publicada na próxima quarta-feira, 15. 

Agora sabemos que não havia razão para o clostridium botulinum estar ali nos seus ossos”, disse Reyes à agência EFE. "O que isso significa? Significa que Neruda foi assassinado por intervenção de agentes do Estado em 1973.”

A bactéria, responsável por produzir a neurotoxina que causa o botulismo, foi encontrada em um dos dentes de Neruda em 2017. O sobrinho do poeta disse que as análises, feitas por especialistas da Universidade McMaster no Canadá e da Universidade de Copenhague, apontaram que a célula biológica não teve contato com o corpo a partir do caixão ou da área circundante. 

“Encontramos a bala que matou Neruda e estava em seu corpo”, disse Reyes à EFE. “Quem disparou? Descobriremos em breve, mas não há dúvida de que Neruda foi morto por intervenção direta de terceiros.”

Augusto Pinochet Chile Ditadura militar Salvador Allende poeta envenenamento Pablo Neruda

Leia também

Gladiador 2: Balde de pipoca do filme simula o Coliseu


Túnica atribuída a Alexandre, o Grande divide estudiosos


Quebra-cabeça: Museu Nacional inicia campanha para reconstruir dinossauro


Corpo de alpinista eslovaco é recuperado no Himalaia após escalada histórica


Navio romano com 2 mil anos é descoberto intacto na Sicília


Morre Dom Antonio de Orleans e Bragança, trineto de Dom Pedro II